Lição 8 - Estudar é Preciso

1º Trimestre de 2021

Texto bíblico: Provérbios 1.1-7; 18.15.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos serão conscientizados acerca da importância de se dedicarem aos estudos. O estudo, mais do que uma obrigação para aqueles que não gostam de estudar, precisa ser compreendido como um instrumento para se alcançar a qualidade de vida. Seus alunos precisam olhar os estudos não como um privilégio, e sim como uma necessidade.

Há muitos jovens nos dias atuais reclamando que não conseguem uma melhor colocação no mercado de trabalho. No entanto, quando surgem as oportunidades para dedicarem-se aos estudos, capacitarem-se através de cursos e treinamentos, inventam a desculpa de que não têm tempo ou condições financeiras. É bem verdade que, em algumas circunstâncias, a situação do jovem é bem difícil. Porém, há muitos casos de jovens que não querem sacrificar o tempo e o lazer a fim de estarem mais bem preparados para o mercado de trabalho.

Seus alunos ainda não possuem a compreensão plena da profissão que exercerão no futuro, porém devem entender que cada oportunidade de estudo perdida, hoje, é um empecilho a mais no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a serem desenvolvidas amanhã. Portanto, ressalte aos seus alunos a importância de se dedicarem aos estudos hoje para que tenham um futuro brilhante profissionalmente (Pv 1.1-6).

1. Estudar: uma necessidade. A compreensão dos estudos, para muitos, resume-se a uma obrigação. São crianças e adolescentes que não têm o interesse por estudar, pois não veem nos estudos uma forma de satisfação das suas necessidades mais imediatas. Por outro lado, há pais que reforçam esta perspectiva, visto que muitos não incentivam seus filhos a estudarem, e sim a trabalharem cedo para ajudarem com a provisão das necessidades materiais do lar. De fato, este é um problema muito grave a ser enfrentado e, por isso, o seu papel, caro professor, é fundamental nesse contexto. Há muitos alunos que frequentam a Escola Dominical, ou mesmo a igreja, e precisam ser estimulados a estudar. E você, professor, tem a incumbência de despertar nos seus alunos o prazer pela leitura e pela lição bíblica através de uma aula criativa e alegre. Mostre os benefícios que os estudos podem trazer para a vida de seus alunos.Explique que, mais do que um privilégio de estar na escola, estudar é uma necessidade para que seus alunos adquiram a capacitação necessária e estejam preparados para exercer os melhores cargos no mercado de trabalho.

2. Estudar: uma oportunidade que não pode ser perdida: Dedicar-se aos estudos requer esforço, renúncia, motivação e, acima de qualquer coisa, disciplina. O compromisso com os estudos é uma qualidade que poucos alunos possuem, tendo em vista que estudar não parece ser algo prazeroso para a maioria dos pré-adolescentes. Todavia, é importante compreender que a dedicação aos estudos é uma espécie de investimento. Quando mais a pessoa se dedica e prioriza os estudos, melhor preparada estará para competir às melhores vagas nas universidades e também no mercado de trabalho. Mas educar, muitas vezes, deve ser compreendido como uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada. Há muitas chances de se conquistar uma bolsa de estudos e que não devem ser negligenciadas por seus alunos (cf. Ec 11.1-10). Ter as melhores oportunidades de preparar-se para o mercado de trabalho, desenvolver competências e habilidades específicas para corresponder às exigências do mercado de trabalho são chances que começam a surgir a partir da dedicação aos estudos ainda na fase da infância. Alunos que apresentam os melhores desempenhos na escola adquirem a maior probabilidade de alcançar os melhores resultados e ocupam as primeiras vagas.

A lição desta semana é uma oportunidade para conscientizar seus alunos sobre a necessidade de estudar. Converse com eles sobre o assunto, ajude-os a encontrar a motivação necessária para enfrentarem suas maiores dificuldades. Incentive-os a pensar o quanto são capazes de alcançar os melhores resultados. E não se esqueça de enfatizar que a Palavra de Deus nos mostra que muitos servos de Deus ocuparam cargos de alta relevância nos maiores impérios e governos que já existiram sobre a terra (cf. Gn 41.38-44; Ne 1.11; Dn 1.3-6). Isso só foi possível porque eram dedicados e habilitados em varias ciências e conhecimentos de suas respectivas épocas e, acima de tudo, tinham comunhão com Deus (Dn 1.11-21).

Tenha uma boa aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.