Lição 13 – Adorando A Deus Em Família

Texto bíblico: Deuteronômio 6.6,7; 1 Timóteo 5.8.


Prezado(a) professor(a),


Estamos finalizando mais um trimestre e nesta última lição seus alunos aprenderão a respeito da importância de adorar a Deus em família. A família é uma instituição criada por Deus e tem sofrido violentos ataques nos últimos dias. Muitos lares estão se desfazendo porque muitas famílias não têm buscado a Deus. A vida espiritual do lar depende muito da forma como a família serve a Deus. Infelizmente, em muitos lares, no lugar da oração, da leitura bíblica e do culto doméstico o que têm prevalecido são as desavenças, as brigas e discussões intermináveis que geram apenas mágoas e divisões. Deus não quer que esse tipo de relacionamento prevaleça nos lares.
Há um propósito de Deus para as famílias e o Senhor quer revelá-lo à medida que os lares se abrirem para buscar o Senhor de todo coração. Uma família unida e fortalecida na fé, certamente, estará pronta para desfrutar de todas as bênçãos que o Senhor tem reservado para aqueles que o servem com sinceridade e fidelidade. E vale ressaltar também que adorar a Deus em família significa contribuir para que a paz reine em casa. O apóstolo Paulo admoestou aos romanos: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas” (Rm 12.18). Se cada integrante da família entender a vontade de Deus e fizer a sua parte, certamente, teremos famílias melhores que servirão a Deus com alegria e integridade.

1. A vida espiritual da família. A família que serve a Deus deve zelar por uma vida espiritual saudável, pois isso é importante para que haja paz e prosperidade no lar. Muitas famílias, até mesmo cristãs, estão se dissolvendo porque os familiares têm se afastado da presença de Deus. Quando não deixam a igreja, se comportam como se já não fizessem mais parte dela. No lugar da oração, da leitura bíblica e da comunhão há somente desavenças, brigas e discussões que só contribuem para o mal estar da família. Esta não é a vontade de Deus para nenhuma família, muito menos para aquelas que se dizem cristãs, que afirmam servirem ao Senhor. Não se pode desconsiderar o fato de que a família também é atacada espiritualmente. Por esse motivo, é preciso buscar o revestimento da presença de Deus e da
sua armadura que está disponível para todo aquele que deseja manter-se firme diante das batalhas espirituais (cf. Ef 6.10-18). É preciso zelar pela família em oração, organizar momentos devocionais para o alimento espiritual de cada integrante, promover encontros para o fortalecimento da comunhão. São estas e outras práticas que fortalecem a família espiritualmente.

2. Deus tem um propósito para a família. A família é fruto da criação de Deus e, como tudo que Deus criou, a família também tem seu propósito de existência no mundo (cf. Gn 1.26-28). Quando as famílias exercem corretamente o seu papel, temos como resultado, uma sociedade saudável. A sociedade está doente porque, infelizmente, as famílias estão doentes. Se Deus abençoar cada lar com paz, alegria e prosperidade a sociedade será impactada com as bênçãos de Deus e teremos um grande número de pessoas desfrutando de tudo o que Deus tem reservado para a família. Mas para que esse propósito se torne realidade é necessário que as famílias exerçam o seu chamado: busquem a presença de Deus e o se submetam à sua Palavra. É preciso que as famílias cristãs invoquem o nome do Senhor e pratiquem as recomendações que foram instituídas na Palavra de Deus (cf. Dt 6.6-25). Somente assim, teremos uma sociedade transformada pelo poder de Deus. Quando as famílias cristãs preocuparem-se em cumprir o seu propósito e levar as verdades celestiais para as pessoas ao seu redor, então, o resultado serão famílias restauradas, curadas e transformadas pelo poder de Deus.

Portanto, com base nas informações ressaltadas neste artigo, convoque seus alunos para que façam cartazes com cartolinas, informando o que é preciso que as famílias façam para que tenhamos uma sociedade transformada pelo poder de Deus. Os alunos podem recortar e colar figuras que identificam as mensagens do cartaz. Ao final faça uma oração, pedindo ao Senhor que restaure as famílias de seus alunos e também das outras pessoas que conhecem e que precisam muito de ajuda.

Tenha uma excelente aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.