Lição 4 - A Corajosa Luta de Jônatas

4º Trimestre de 2019

Objetivo: Que as crianças entendam que com Deus não precisamos ter medo.

Ponto central: Estamos seguros com Deus.

Memória em ação:[...] Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo [...] ” (Js 1.9.).

Querido (a) professor (a), na próxima aula, teremos a oportunidade de transmitir às crianças a importante lição de confiar em Deus e não temer diante das dificuldades – por maiores que elas nos pareçam.

Mas e você?! Como tem reagido diante das lutas e adversidades? A “Corajosa Luta de Jônatas” foi contra vinte soldados, dois contra vinte. A probabilidade podia não estar ao seu favor, nem o número de companheiros a lutar ao seu lado, ou de inimigos desejosos de derrotá-lo. Contudo, ele sabia que DEUS estava, e isso bastava. 

É mais do que natural para nós seres humanos, tão falhos e limitados, nos atemorizarmos frente aos desafios. Não se cobre ser um “super-herói”. Estes esquecem-se de depender de quem de fato é o Todo-Poderoso. Há momentos em que tudo o que precisamos é ouvir uma Palavra da parte dEle, o seu direcionamento. Portanto, se te sentes preocupado (a), ansioso (a), temeroso (a), aflito (a) diante de qualquer situação, faça como Jônatas. Clame a Deus por resposta e diante dela, siga confiante da vitória! 

Além dos recursos pedagógicos disponibilizados em sua revista, sugerimos aqui para esta aula uma dinâmica ilustrativa desta preciosa lição. Antes de aplicá-la, pergunte a seus Primários, do que eles têm medo. Ouça-os sem desdenhar de nenhum relato. E como sempre dizemos aqui, esteja atento a casos que podem ser mais sério, graves e que posteriormente podem requerer uma conversa a sós com a criança.

Leve uma lanterna, luminária ou o que você conseguir que possa trabalhar com o efeito luz e sombra. Após a lição, explique que muitas vezes temos medo. Este é um dos sentimentos que todo ser humano tem. O importante é diante dele, usarmos a nossa fé em Deus – que nos ajuda a vencer e é maior do que qualquer temor! Diga-os para darem as mãos enquanto você apagará a luz (fechará as persianas, etc.). Em seguida, acenda a lanterna e deixe-a ligada virada para a parede enquanto você projeta sombras, com as mãos. Segue abaixo na ilustração alguns exemplos: 

primarios4 19

Mexa-os, como se estivessem em movimento, afaste-se para que pareçam maiores, faça alguns sons assustadores... E explique que às vezes o que parece ser tão temível ou até mesmo pavoroso, na verdade é só uma sombrinha, diante do nosso Deus. E com Ele podemos vencer qualquer medo com essa confiança!

Permita que as crianças brinquem desta maneira, enquanto você reforça o objetivo e ponto central de nossa lição: Viram?! Com Deus não precisamos ter medo de nada. Estamos seguros nEle! Após cada um projetar uma sombra, peça que repitam o versículo do Memória em Ação: “[...] Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo [...] (Js 1.9.).

Deus te abençoe e capacite. Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.