Lição 6 - Samuel Unge um Novo Rei

4º Trimestre de 2019

Objetivo: Que os alunos compreendam que Deus conhece nosso coração.

Ponto central: Devemos ter um coração de acordo com o coração de Deus.

Memória em ação: “Mas o Senhor disse: [...] eu vejo o coração” (1 Sm 16.7).

Querido (a) professor (a), como sempre dizemos a sua aula começa e continua fora das salas de ED. Não há lição ou pregação que tenha maior alcance do que aquela verbalizada pelas suas ações. Por isso, antes da aula, ao se preparar, reflita sobre a passagem a ser ensinada fazendo uma aplicação a sua própria vida. 

Como está o meu coração? Será que está totalmente limpo, sem nenhuma mágoa, tristeza, ansiedade, desejo de vingança, angustia, raiva, inveja...? Mesmo já salvos e remidos pelo sangue de Cristo, ainda permanecemos humanos e, portanto sujeitos a emoções carnais. Por isso nossa santificação precisa ser diária. Você ensinará isso para as crianças no próximo domingo. Não o caminho da negação, fingindo só ter bons sentimentos, como se pudesse enganar a Deus. Mas os apontará o caminho da confissão e arrependimento para a remissão. 

E para frisar ainda mais o nosso objetivo, ponto central e texto áureo, sugerimos ao final da aula a confecção com os alunos do tradicional método chamado de “Livro sem Palavras”. Porém, confeccionados em corações. 

Você precisará de cartolina nas cores: preta, vermelha e branca. E papel laminado dourado e verde. Como provavelmente você já sabe, a história é contada com as cores em ordem e pode ser com o recurso da canção, para facilitar a aprendizagem e memorização dos primários.  Ao final todos podem cantar juntos a canção: 

Meu coração era sujo (coração preto), mas Cristo aqui já entrou (coração vermelho); com seu precioso sangue, mais alvo que a neve o tronou (coração branco); e disse em suas palavras que em ruas de ouro andarei (coração amarelo/dourado); ó dia feliz, quando em Cristo a vida eterna ganhei (coração verde de esperança).

Eles mesmos podem confeccionar o seu para levar para suas casas e sempre lembrar que diariamente precisamos convidar Jesus para limpar os nossos corações de toda sujeira. Ore com as crianças tal como o rei que ganhou o título de homem segundo o coração de Deus: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Sl 51.10). 

chaveiro

Deus te abençoe e capacite. Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.