Lição 6 - O Menino Jesus Visita a Casa de Deus

1º Trimestre de 2020

Objetivo: Que o aluno compreenda que Jesus obedecia aos seus pais.

Ponto central: Jesus era o Filho de Deus, mas Ele obedecia a José e Maria. 

Memória em ação: “Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles [...]” (Lc 2.51).

Querido (a) professor (a), no próximo domingo através da passagem de Lucas 2.41-52 vamos enfatizar às crianças a importância de honrar e obedecer aos nossos pais.

Além de todo conteúdo programático sugerido em sua revista – didaticamente elaborado para possibilitar com eficiência o ensino aprendizagem das crianças na faixa etária dos primários –, deixamos aqui uma dinâmica para enfatizar o ponto central e objetivo propostos com a temática OBEDIÊNCIA. 

“Mamãe e papai mandou” é a adaptação da tradicional brincadeira, mais conhecida como “mestre mandou”. A cada rodada uma criança poderá representar o pai ou a mãe, se colocando a frente para dar comandos aos demais. Esta dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las – desde que sejam precedidas das palavras de comando: “Mamãe / papai mandou”. As ordens que não começarem com este comando inicial não devem ser obedecidas. 

Por isso, além de frisar a importância da obediência aos nossos pais e responsáveis (é importante você frisar isso, já que muitas crianças são criadas pelas avós, etc.), essa dinâmica também estimula a atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumpri-las sem as palavras de comando. 

Pode ser pedido, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “Mamãe mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” Para explicá-los como funciona, inicie você pedindo que recitem bem devagar o versículo do “Memória em Ação”, depois bem rápido, etc.

O lúdico é muito importante para aprendizagem e memorização, em especial na faixa etária de seus pequeninos.

[...] em virtude do aumento da coordenação juntamente com a energia, a criança do primário pode fazer as coisas melhor agora e está cheia de disposição para fazê-las, mas geralmente lhe falta o propósito para executar essa atividade. Para o professor, o truque então é usar esta coordenação, destreza e vigor, ao invés de reprimi-las. Junte propósito à energia, e ajude a criança a concluir com êxito o aprendizado. (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.11).

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.