Lição 7 - Jesus é Batizado

1º Trimestre de 2020

Objetivo: Que o aluno compreenda que Jesus procurou agradar a Deus em tudo.

Ponto central: Jesus procurou em tudo agradar a Deus. 

Memória em ação:[...] Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!” (Mt 3.17).

Querido(a) professor(a), na aula de hoje seus alunos são convidados a compreender que devemos agradar a Deus em tudo conforme o nosso Senhor Jesus, o Unigênito Filho de Deus, agradou. 

Os evangelhos relatam a vida, obra, morte e ressurreição de Cristo e, em tudo, podemos observar que o Mestre abdicou da própria vida para fazer inteiramente a vontade do Pai. Ele foi fiel até a morte, e morte de cruz. Temos muito a aprender com o seu exemplo, pois tudo o que Jesus realizou podemos perceber que Ele fez por amor e obediência.

O exemplo de Jesus tem muito a ensinar a todos nós e que maravilhoso que desde já ensine aos seus pequeninos. O amor de Jesus pelo Pai serve de modelo para que eles, na condição de filhos, aprendam que devem do mesmo modo obedecer seus pais.  Muitos filhos que não aprendem ou valorizam o significado da obediência se tornam adultos com diversos problemas no convívio social, quanto a trabalho, respeitar limites emocionais, se submeter à lei, etc.

Outro ensinamento importante que a vida de Jesus serve de exemplo aos seus alunos é a boa vontade em relação ao que lhe foi solicitado. Quando Jesus abdicou de tudo para servir ao Pai de maneira que o agradasse Ele o fez de boa vontade e não porque se sentiu obrigado. Assim, nós também somos chamados a obedecer ao Pai e a realizar a sua vontade com o coração aberto e espontaneamente. 

É bom que seus alunos tenham a vontade de adorar a Deus, de estar em sua Casa e servi-Lo não porque são obrigados por seus pais a fazê-lo. Aproveite e mostre aos seus alunos que a bênção de Deus está sobre a vida daqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade.

Para facilitar o aprendizado e memorização, sugerimos a seguinte atividade:

Sente-se em circulo com as crianças. Converse com elas explicando o significado da palavra servir. Depois, peça que as crianças citem alguns personagens bíblicos que serviram ao Senhor. Em seguida, pergunte o que elas gostariam de fazer para servir a Deus. Vá anotando tudo em uma folha de papel ofício. Então, diga que podemos servir ao Senhor com as nossas ofertas, com as nossas orações, com o nosso louvor... É muito bom servir a Deus, por isso, devemos servi-lo com alegria. Em seguida, divida a classe em dois grupos, meninos e meninas (depende do número de crianças) e peça que elas completem o quadro. Ganha o grupo que acertar mais vezes a atividade explicando que servir ao Senhor é muito bom, quando o servimos com alegria, todos ganham. Recite com eles o Salmo 100.2. (Atividade extraída da obra de BUENO, Telma. Boa Ideias para Professores de Educação Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 42).

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.