Lição 9 - A Boa Notícia dos Leprosos

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

Objetivo: Enfatizar que a vontade de Deus é que nos amemos uns aos outros, como a nós mesmos. 

Frase do Dia: Trate os outros do jeito que você gostaria de ser tratado.

Memória em ação:Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Gálatas 5.14b) 

Querido (a) professor (a), como anda o seu coração acerca do perdão e amor ao próximo? Como sempre enfatizamos aqui, antes de o Senhor Deus lhe usar para transmitir sua preciosa Palavra, Ele deseja primeiro ministrá-la a você, semeá-la no seu coração, antes de em qualquer outro. 

No próximo domingo vamos narrar aos Primários a história de alguns leprosos, que por causa de sua doença foram abandonados e banidos por seu povo para fora da cidade. Mesmo esta sendo a lei da época, pois não havia conhecimento de tratamento nem cura para a lepra, imagina a alma destas pessoas ao passarem por isso. 

Mas na reviravolta da vida, elas se depararam com a escolha de se alimentarem e deixarem para lá quem primeiro as deixaram, permitindo que morressem de fome ou abençoar aqueles que os abandonaram. 

Agora, tragamos para nossa realidade, pense nas pessoas que lhe retribuíram o bem com o mal, que a traíram ou a abandonaram... Como você tem respondido à atitude delas? De igual para igual ou as tem amado e tratado como você também gostaria de ter sido amado (a) e tratado (a) por elas?

Como podemos ver, este não é um assunto fácil de praticar, nem mesmo para os adultos que são mais maduros, imagine para as crianças. Por isso, ore bastante, prepare-se para esta aula, pedindo desde já que o Espírito Santo de Deus crie em todos nós, grandes e pequenos, corações como os de Jesus, que amou os que lhe perseguiram e até mesmo crucificaram.

Se durante a preparação desta aula, você sentir que necessita se consertar com alguém, seja para pedir perdão, perdoar ou mesmo liberar uma bênção sobre aqueles que a retiveram para você, peça ajuda ao Senhor para tal. Seja um exemplo, a Palavra viva de Deus para os seus pequeninos. 

Em classe, aplique a história também ao contexto deles. Introduza a lição perguntando se eles conhecem alguém que nunca divide seus lanches, brinquedos, que já os excluíram de brincadeiras, etc. Após ouvi-los com atenção (e sempre pronto a identificar se há algum caso mais sério que necessite de cuidados posteriores à aula), pergunte como eles agiram depois, quando eles é que estavam com o lanche gostoso, brinquedo legal ou coordenando uma brincadeira? Se eles deram o troco. 

Siga as demais orientações presentes em sua revista, sempre enfatizando que quando amamos ao próximo como a nós mesmos, até quando este próximo não fez o mesmo por nós, foi uma pessoa ruim, etc. o Senhor nos abençoa grandemente. E sempre enviará também aqueles de corações bondosos como os nossos para nos abençoar até em dobro.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.