Lição 13 – Ester, a rainha que salvou o seu povo

3º Trimestre de 2020 – Edição Especial

Objetivo: Ensinar que é a vontade de Deus que todos sejamos salvos. Por isso, devemos aceitar a Jesus como salvador e falar sobre Ele para outras pessoas.

Frase do Dia: Jesus morreu para salvar a todos.

Memória em ação:Deus quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1 Timóteo 2.4) 

Querido (a) professor (a), 

chegamos ao final de mais um trimestre, este de ainda maior desafio, tanto no âmbito pessoal, quanto no coletivo, devido ao cenário que enfrentamos – uma pandemia mundial sem precedentes e todas as circunstâncias que a sucedem. 

Não podemos minimizar a dor dos que perderam os mais de 138 mil mortos pela COVID-19 em nosso país. Os danos e sofrimentos dos milhares de desempregados, profissionais de saúde esgotados, pessoas ainda internadas, etc. 

Evidentemente que precisamos – e iremos – seguir adiante, mas sem negligenciar, deixar de ajudar e menos ainda negar os que ficaram para trás, pois independente de visão ideológica ou política tal postura não seria humana e muito menos cristã. Mais do que nunca o mundo em trevas carece de luz. E assim diz o SENHOR:

— Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”. (Mateus 5:14-16 NTLH)

Para ilustrar aos pequeninos a importância de falarmos de Jesus, levarmos sua luz a este mundo de escuridão, após aplicado o conteúdo de sua revista, propomos a uma brincadeira. 

Leve uma lanterna convencional ou aquela luz de emergência de LED menor (quanto mais iluminar, melhor), custam de R$10 a R$15 e são muito úteis, podendo posteriormente até mesmo serem deixadas como medida de segurança na própria sala de aula. Outra opção útil e econômica também encontrada em lojas de artigos de casa com preços populares são spots de led, mas estes funcionam a pilha (ambos na figura abaixo).

ledvarias leds

Coloque as crianças sentadas em círculo e pergunte se elas gostam de estar no escuro, se conseguem enxergar as coisas, andar sem tropeçar em nada, sem cair, etc. Deixem que falem sobre como é ruim andar na escuridão. Em seguida, leia esta passagem de Mateus 5:14-16 NTLH para elas e explique esta analogia proposta por Jesus, do quanto nós que o conhecemos, precisamos ser LUZ neste mundo para as pessoas que não o conhecem e portanto, andam como que em meio a escuridão.

Mostre a todos a lanterna, explicando como a liga. Explique que você cantará (ou colocará) uma música, e quando esta parar, a luz se apagará e quem estiver com a lanterna na mão deverá acendê-la imediatamente. Quem demorar para acender, deverá sair da próxima rodada. 

crianca

Sugerimos a música “Melhor Amigo” e você poderá apagar a luz no trecho: “Com Jesus estou seguro / Não tenho medo do escuro / Mamãe pode apagar a luz/ Vou dormir com Jesus”. 

Pergunte como fica o coração delas quando a luz se apaga e o alívio que dá quando o colega liga a lanterna. Finalize a brincadeira, enfatizando a importância de sermos essa luz, falando do amor de Jesus para todas as pessoas e sobre a sua promessa de um dia estarmos com Ele no Céu.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.