Lição 3 - Uma história sobre alguns peixes

4º Trimestre de 2020

Objetivo: Que o aluno compreenda que somente os justos herdarão o Reino de Deus.

Ponto central: Os justos servem a Deus com sinceridade.

Memória em ação:O Senhor conhece as pessoas que são dele” (2 Tm 2.19a)

 Querido (a) professor (a), primeiramente parabéns pelo seu dia celebrado nesta semana, em 15 de outubro. Que vocação árdua e honrosa a de ensinar. Principalmente valores tão ricos como os contidos na Palavra de Deus. Que Jesus continue os abençoando e recompensando em todas as áreas de suas vidas aqui na terra. Contudo, certamente o maior galardão virá do Senhor na eternidade.

Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará”. (Daniel 12.3 NTLH)

No próximo domingo nossa aula será embasada na passagem de Mateus 13.47-52. Jesus, o Mestre dos mestres, usou uma história com elementos muito inseridos no dia a dia daqueles ouvintes, para que assim eles compreendessem com profundidade a lição, de forma que tal conhecimento e entendimento ficassem claros e enraizados. Falando a pescadores e pessoas próximas ao mar e à rotina desses trabalhadores que melhor analogia Jesus poderia fazer do que esta da pesca e separação dos peixes bons e maus, presente na “Parábola da Rede”?     

Seguindo o exemplo do nosso mais brilhante professor, que tal fazer o mesmo, contextualizando as crianças com a parábola? Além de suas atividades propostas na revista, sugerimos para tal objetivo, outra versão do jogo da pescaria.     

Divida a turma em dois ou três grupos, de acordo com a quantidade de presentes e tamanho do jogo a ser utilizado. Dê a cada grupo pouco tempo para pescarem a maior quantidade de peixes possíveis. Porém, ao final da pescaria de todos, só vai pontuar os peixes que forem bons. Para assim identificá-los, você pode inserir dentro ou na cauda deles (onde as crianças não verão a princípio) um sinal: um coração preto (representando o mal do pecado) ou um branco (representando a bondade e justificação de Jesus).     

Abaixo seguem alguns exemplos e materiais que você pode utilizar, de acordo com sua criatividade e preferência. A maioria utiliza o clipe de papel (dentro do feltro, ou na ponta/boca do peixinho de E.V.A. ou cartolina), pois este é atraído pelo imã na ponta da vara de pesca.

pegapeixepega peixe 2  

 

pega peixe 3pega peixe 4

 Fonte das imagens: Pinterest 

As crianças adoram. E além de se divertirem, compreenderão melhor o que Jesus queria explicar sobre os ímpios e os justos só serem separados no final, no dia do Juízo. Portanto, até lá precisamos manter nosso coração puro, sendo cada dia mais aperfeiçoado por Jesus.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.