Crescendo em conhecimento

Uma estratégia para alcançar crianças com a mensagem do Evangelho

Enquanto muitas escolas seculares sofrem com a evasão de alunos, as Escolas Dominicais só crescem. A Escola Dominical do templo-central da Assembleia de Deus em Betim (MG), liderada pelo pastor Nehemias Gaspar de Araújo, está aí para comprovar. Com 219 alunos matriculados e 20 professores atuantes, eles possuem classes do berçário ao adulto.  assíduos: “Qualidade, o que significa professores qualificados e comprometidos; material adequado; valorização e reconhecimento dos esforços dos professores e alunos, com premiação dos destaques por frequência, lembrança dos aniversariantes e menção às classes que se destacaram pelo crescimento em percentual de matriculados; ED informatizada; e momento de oração com os professores e alunos antes do início da Escola Dominical”.

Sem Título 1O superintendente da ED, pastor Osmar Ribeiro das Graças, lista quais as estratégias usadas para manter os alunos interessados e assíduos: “Qualidade, o que significa professores qualificados e comprometidos; material adequado; valorização e reconhecimento dos esforços dos professores e alunos, com premiação dos destaques por frequência, lembrança dos aniversariantes e menção às classes que se destacaram pelo crescimento em percentual de matriculados; ED informatizada; e momento de oração com os professores e alunos antes do início da Escola Dominical”. 

Claro que nem tudo são flores. Para obter as vitórias, se passa por alguns percalços no caminho. Pastor Osmar fala das dificuldades que enfrentam. “Principalmente, obter os recursos necessários que atendam à demanda local, mas precisamos também de uma estrutura física mais adequada, que comporte melhor o número de classes e de alunos nela matriculados”. 

Pastor Osmar enfatiza que hoje a ED conta com uma secretaria toda informatizada. “O sistema de controle de chamada de cada classe, resumo de cada departamento e relatório geral, bem como a emissão de relatórios com data dos aniversariantes por classe a cada domingo, relatórios com endereços e telefones de todos os alunos, tudo isso é informatizado. A tomada do texto áureo de todas as classes é projetada pelo data-show. Ao final de cada estudo, é dado o relatório geral e a apresentação dos visitantes”. 

No final de cada trimestre, há uma confraternização para celebrar os aniversariantes destes três meses. “Ainda como ferramentas, que avaliamos ter sido importantes para atender ao perfil exigente do corpo docente, temos a implementação dos estudos para professores na Escola Teológica de nossa igreja. Os que frequentam regularmente o estudo das lições durante um ano recebem no final um certificado de validação de conteúdos”, afirma o superintendente. 

Em Betim, segundo ele, o departamento que mais se sobressai é o infantil. “Esse destaque se dá pela dinâmica de suas aulas, variedades de recursos (áudios e visuais) e pela interatividade peculiar no ensino infantil. Além do feedback das próprias crianças e dos pais”.  

A ED mineira tem muitos testemunhos e o superintendente nos contou alguns. “Podemos falar dos pais que aos domingos de manhã são despertados e estimulados a ir para aula porque os filhos não querem faltar na classe. Recentemente, uma mãe confidenciou que havia chegado de um plantão, mas encontrou as filhas aguardando para irem para a ED. Ela não teve como resistir. Mesmo cansada, as levou. Temos casos de familiares não crentes que testemunham mudanças significativas no comportamento do seu parente a partir do aprendizado em classe”, conta o pastor.  

Pastor Nehemias está jubiloso com os frutos deste trabalho para a igreja. “Entendemos que a Educação Cristã deve ser primazia em nossas igrejas, por isso nos preocupamos em oferecer o melhor suporte para que seja desenvolvida da melhor maneira possível, finaliza o líder.

ebd maternal

ebd adolescentes

Fonte: Revista Ensinador Cristão - Ano 20 - nº 80, p.10

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.