Lição 4 – Os Hebreus vão para o Egito
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A FAMÍLIA DE JACÓ
2. A IDA PARA O EGITO
3. O LEGADO DE JOSÉ
OBJETIVOS
RESSALTAR que a promessa de Deus a José já provia o livramento de sua descendência;
DESTACAR que a fome levou a família de Jacó a buscar socorro no Egito, onde se multiplicou;
MOSTRAR que, após a morte de José, um Faraó, que não o conheceu, começou a escravizar os hebreus.
Querido (a) professor (a), no próximo domingo estudaremos sobre a ida dos hebreus para o Egito e a forma como o Senhor os fez crescer e se multiplicar em tal lugar.
Ao ouvirmos apenas sobre “o povo de Deus no Egito”, tendemos a pensar imediatamente no período no qual ele sofreu opressão, escravidão e perseguição ou na forma extraordinária como o Senhor usou Moisés para tirá-los de lá. Contudo, centenas de anos antes, o Egito foi um local de provisão e livramento divinos.
Por meio de José, o Senhor atraiu todo o seu povo para se estabelecer e prosperar na nação que sobreviveria à fome mundial que, naquele período, assolou a terra. Da mesma forma, a arca para Noé e sua família foi um local de proteção e cuidado do Senhor para um período específico. Não significava que deveriam viver para sempre dentro dela. Já imaginou se tentassem?
Entretanto, muitas vezes temos a dificuldade de compreender ou aceitar quando é tempo de deixarmos um ciclo para trás, sobretudo, quando ele já foi resposta de Deus para a nossa oração. Ou quem sabe, a sua dificuldade está em aceitar a fase ou local “desconfortável”, que o Senhor está usando agora como um refúgio temporário na sua trajetória.
Portanto, seja para ficar ou para partir, precisamos da orientação do nosso Deus. Afinal, é Ele que age de forma gloriosa e misteriosa em nossas vidas, nos conduzindo, orientando, provendo locais de escape quando necessário. Mas também de despedida, a fim de que possamos seguir rumo à próxima etapa do cumprimento de seus propósitos. Fato é que, esteja onde você estiver, se for sob a bênção do Altíssimo, todas as coisas cooperarão para o seu bem.
“As Escrituras deixam claro que a separação entre José e o seu povo estava sob o controle de Deus. O Senhor estava operando através de José e das circunstâncias deste, a fim de preservar a família de Israel e reuni-la segundo as suas promessas.
Quatro vezes no capítulo 39 está escrito que ‘o Senhor estava com José’ (vv. 2,3,21,23). Porque José honrava a Deus, Deus honrava a ele. Aqueles que temem a Deus e o reconhecem em todos os seus caminhos têm a promessa de que Deus dirigirá todos os seus passos (Pv 3.5,6) “(Bíblia de Estudo Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 39).
“A história de José nos revela como os descendentes de Jacó vieram a ser uma nação dentro do Egito. Esta seção de Gênesis não somente nos prepara para a narrativa do êxodo do Egito, como também revela a fidelidade que José sempre teve para com Deus, e as muitas maneiras como Deus protegeu e dirigiu a sua vida para o bem doutras pessoas. Ressalta a verdade de que nos justos podem sofrer num mundo mau e iníquo, mas que, por fim, triunfará o propósito de Deus reservado para eles” (Bíblia de Estudo Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 90).