NOVO CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL

Com novo projeto gráfico e novas ilustrações para todas as classes, preparados por uma equipe multidisciplinar. Um currículo inteiro com a missão de divulgar a Palavra de Deus e, fortalecer a Igreja por meio da literatura e do ensino. São lições fundamentadas na Teologia Pentecostal, conteúdos didáticos atualizados com as mais recentes metodologias de Educação Cristã. Sendo cuidadosamente organizadas para todas as faixas etárias, do berçário aos adultos, incluindo as classes de novos convertidos e não cristãos. Todo o currículo plenamente aderente aos ensinamentos de nossa única fonte de fé e prática: a Bíblia Sagrada e vai ao encontro das necessidades didáticas e pedagógicas de cada uma delas.

Conceito da capa

A capa da revista sugere a identificação do conteúdo com o seu respectivo público alvo. A proposta de uma dupla, sendo um menino e uma menina, ressalta a identificação da revista com a faixa etária.

Conceito da revista

A revista Lições Bíblicas Juniores tem como objetivo a exposição dos conteúdos bíblicos com uma linguagem adaptada à faixa etária de crianças com idade de 9 e 10 anos. É importante destacar que os alunos nesta fase apresentam alto nível de curiosidade e, por esse motivo, a proposta do projeto gráfico deste Novo Currículo ressalta a pregação da Palavra de Deus pelas diferentes regiões do país a partir de orientações pedagógicas que facilitem o trabalho do professor. Neste Novo Currículo, o projeto gráfico destaca a cada lição um Estado do Brasil e seu respectivo monumento histórico. Trata-se de uma proposta interessante que tem como objetivo que os alunos de cada região do país sintam-se representados a cada lição. A identificação do aluno com o projeto gráfico, assim como, do sentimento de pertencimento ao povo de Deus ressalta o compromisso da CPAD com a evangelização e o ensino da Palavra de Deus às diferentes regiões do país.

Objetivos

Apontar a meta que deve ser atingida pelo professor ao término da lição.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Trata-se de uma carta de apresentação da temática da revista para aquele trimestre a partir de uma linguagem pedagógica direcionada ao professor.

Apresentação dos títulos das revistas que serão estudadas ao longo dos dois anos de Currículo.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Trata-se de uma carta de orientações pedagógicas no que diz respeito ao planejamento do trimestre. O planejamento de curso é indispensável para que o trabalho do professor seja eficiente. Durante o planejamento o professor deve verificar quais os recursos didáticos que serão utilizados no ensino de cada lição; o plano de frequência para o acompanhamento da presença dos alunos na Escola Dominical; e, por fim, os materiais de apoio que deverão ser consultados no preparo de cada aula.

Enunciado com o nome da lição.

Espaço de diálogo com o professor no intuito de familiarizá-lo com a temática da lição; refletir sobre os conceitos e valores principais da lição que poderão ser explorados junto à classe.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Versículos para leitura diária.

Narrativa da história bíblica reforçando a ideia central da lição e sinalizando os momentos adequados à utilização dos visuais.

Apontar a meta que deve ser atingida pelo professor ao término da lição.

Versículo para memorização e reflexão. Esta seção sugere uma dinâmica de fixação do versículo e uma aplicação.

Passo a passo que identifica os momentos introdutórios e conclusivos da aula.

Lista de materiais utilizados ao longo da aula.

Espaço reservado à sugestão de atividades que exigem dinamismo: painel, roda de conversa, trabalho em grupo, pesquisa, seminários.

Trata-se de um quadro que apresenta palavras e seus respectivos significados.

Curiosidade bíblica ressaltada em texto curto para enriquecer o conhecimento do aluno a respeito da temática abordada na lição.

Texto de despedida e destaque da temática da próxima lição.

Correção dos exercícios objetivos e reflexivos.

REVISTA ALUNO

Trata-se de uma carta de apresentação da temática da revista para aquele trimestre a partir de uma linguagem pedagógica adapta à faixa etária dos juniores.

Apresentação dos títulos das revistas que serão estudadas ao longo dos dois anos de Currículo.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Índice de frequência em formato de um mapa que tem como finalidade que o aluno sinalize as lições que já estudou.

Enunciado com o nome da lição.

Narrativa da história bíblica com texto adequado à compreensão dos alunos.

Versículo para memorização e reflexão.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Curiosidade bíblica ressaltada em texto curto para enriquecer o conhecimento do aluno a respeito da temática abordada na lição.

Versículos para leitura diária

Exercícios de fixação do conteúdo abordado e reflexão sobre o ensinamento central da lição.