Apresentação da Revista Lições Bíblicas Juniores do 2º Trimestre de 2022

Vídeo feito, exclusivamente, para auxiliar os professores e superintendentes de Escola Dominical. Nele você encontra um resumo do conteúdo e orientações para um trimestre abençoado na sua Classe de Juniores. Uma análise do Tema: Israel e a Terra Prometida – com uma breve explicação de cada lição em particular.

Apresentação: Thiago Santos – Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores da CPAD.

Conceito da capa

A capa da revista sugere a identificação do conteúdo com o seu respectivo público alvo. A proposta de uma dupla, sendo um menino e uma menina, ressalta a identificação da revista com a faixa etária.

Conceito da revista

A revista Lições Bíblicas Juniores tem como objetivo a exposição dos conteúdos bíblicos com uma linguagem adaptada à faixa etária de crianças com idade de 9 e 10 anos. É importante destacar que os alunos nesta fase apresentam alto nível de curiosidade e, por esse motivo, a proposta do projeto gráfico deste Novo Currículo ressalta a pregação da Palavra de Deus pelas diferentes regiões do país a partir de orientações pedagógicas que facilitem o trabalho do professor. Neste Novo Currículo, o projeto gráfico destaca a cada lição um Estado do Brasil e seu respectivo monumento histórico. Trata-se de uma proposta interessante que tem como objetivo que os alunos de cada região do país sintam-se representados a cada lição. A identificação do aluno com o projeto gráfico, assim como, do sentimento de pertencimento ao povo de Deus ressalta o compromisso da CPAD com a evangelização e o ensino da Palavra de Deus às diferentes regiões do país.

Objetivos

Apontar a meta que deve ser atingida pelo professor ao término da lição.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Trata-se de uma carta de apresentação da temática da revista para aquele trimestre a partir de uma linguagem pedagógica direcionada ao professor.

Apresentação dos títulos das revistas que serão estudadas ao longo dos dois anos de Currículo.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Trata-se de uma carta de orientações pedagógicas no que diz respeito ao planejamento do trimestre. O planejamento de curso é indispensável para que o trabalho do professor seja eficiente. Durante o planejamento o professor deve verificar quais os recursos didáticos que serão utilizados no ensino de cada lição; o plano de frequência para o acompanhamento da presença dos alunos na Escola Dominical; e, por fim, os materiais de apoio que deverão ser consultados no preparo de cada aula.

Enunciado com o nome da lição.

Espaço de diálogo com o professor no intuito de familiarizá-lo com a temática da lição; refletir sobre os conceitos e valores principais da lição que poderão ser explorados junto à classe.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Versículos para leitura diária.

Narrativa da história bíblica reforçando a ideia central da lição e sinalizando os momentos adequados à utilização dos visuais.

Apontar a meta que deve ser atingida pelo professor ao término da lição.

Versículo para memorização e reflexão. Esta seção sugere uma dinâmica de fixação do versículo e uma aplicação.

Passo a passo que identifica os momentos introdutórios e conclusivos da aula.

Lista de materiais utilizados ao longo da aula.

Espaço reservado à sugestão de atividades que exigem dinamismo: painel, roda de conversa, trabalho em grupo, pesquisa, seminários.

Trata-se de um quadro que apresenta palavras e seus respectivos significados.

Curiosidade bíblica ressaltada em texto curto para enriquecer o conhecimento do aluno a respeito da temática abordada na lição.

Texto de despedida e destaque da temática da próxima lição.

Correção dos exercícios objetivos e reflexivos.

REVISTA ALUNO

Trata-se de uma carta de apresentação da temática da revista para aquele trimestre a partir de uma linguagem pedagógica adapta à faixa etária dos juniores.

Apresentação dos títulos das revistas que serão estudadas ao longo dos dois anos de Currículo.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Índice de frequência em formato de um mapa que tem como finalidade que o aluno sinalize as lições que já estudou.

Enunciado com o nome da lição.

Narrativa da história bíblica com texto adequado à compreensão dos alunos.

Versículo para memorização e reflexão.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Curiosidade bíblica ressaltada em texto curto para enriquecer o conhecimento do aluno a respeito da temática abordada na lição.

Versículos para leitura diária

Exercícios de fixação do conteúdo abordado e reflexão sobre o ensinamento central da lição.