Anterior

Apresentação da Revista Lições Bíblicas Pré-Adolescentes

Vídeo feito, exclusivamente, para auxiliar os professores e superintendentes de Escola Dominical. Nele você encontra um resumo do conteúdo e orientações para um trimestre abençoado na sua Classe de Pré Adolescentes. Uma análise do Tema: Servindo a Deus com os Seus Talentos – com uma breve explicação de cada lição em particular.

Apresentação: Thiago Santos – Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD.

Conceito da capa

A capa da revista sugere a identificação do conteúdo com o seu respectivo público alvo. A proposta de uma dupla, sendo um menino e uma menina, ressalta a identificação da revista com a faixa etária. Por se tratar de alunos que estão em fase de transição entre a infância e a adolescência, a capa apresenta um design mais teen, com destaque para o formato do título da revista que sugere uma caixa de diálogo com o pré-adolescente.

Conceito da revista

A revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes tem como proposta a exposição dos conteúdos bíblicos a partir de uma linguagem adaptada à faixa etária de crianças com idade de 11 e 12 anos. É importante destacar que os alunos desta classe estão em processo de transição entre a infância e a adolescência e, por tanto, estão vivendo um momento de descobertas, amadurecimento fisiológico, psicológico e desenvolvendo as habilidades sociais. Com vista em atender às necessidades de aprendizado desta classe de ensino o novo projeto gráfico aborda como temática as mídias sociais, utilizando-se de elementos que fazem parte do cotidiano do pré-adolescente. As novas seções das revistas aluno e professor foram pensadas com a finalidade de tornar o estudo mais objetivo e prático. Os novos auxílios comportam conteúdos pedagógicos indispensáveis ao aperfeiçoamento do trabalho do professor.

Objetivos

Apontar os objetivos da lição. Três objetivos para cada tópico.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Carta de apresentação do tema da revista ao professor.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Enunciado com o nome da lição.

Leitura bíblica diária.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Versículo para reflexão (texto áureo da lição)

Este quadro é reservado para orientar os professores sobre as ideias pedagógicas que podem ser desenvolvidas durante a aula, assim como, trazer aos professores pequenas porções de conhecimentos de didática, história da educação e psicologia da educação. Conhecimentos estes que são essenciais para a formação e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico na Escola Dominical.

Apontar os objetivos da lição. Três objetivos para cada tópico.

Uma espécie de cata-ventos que contenha frases que resumem os conceitos e valores que serão ensinados a partir da lição. A finalidade é que o professor tenha uma visão geral das ideias que devem ser exploradas durante a aula.

Lista de materiais que serão utilizados ao longo da lição.

Texto da lição organizado em tópicos e subtópicos com uma linguagem adaptada a compreensão dos alunos da faixa etária dos pré-adolescentes. O texto aponta os valores morais, espirituais e éticos explorados na história bíblica e que podem ser aplicados nos dias atuais.

Informação retirada do texto e que vale a pena ser destacada.

Resposta dos exercícios de fixação sobre o conteúdo abordado.

Correção do exercício que tem como finalidade despertar a reflexão do aluno sobre o ensinamento central da lição (atividade dinâmica).

Subsídio que apresenta a contribuição de autores que dissertam sobre o assunto abordado na lição. A intenção desta seção é enriquecer o professor com conhecimentos de ordem bíblica ou pedagógica, indispensáveis para o aperfeiçoamento do seu trabalho em sala de aula.

Lista de palavras encontradas no texto e seus respectivos significados.

Texto informativo que ressalta algum momento importante da história da educação cristã. A intenção é contextualizar os alunos a respeito do espaço da Escola Dominical e a valorização desse ambiente para o crescimento espiritual do cristão.

Espaço reservado para observações apontadas pelo professor ao longo do preparo da aula.

História em quadrinhos que tem como finalidade apresentar uma curiosidade bíblica vinculada à temática da lição.

REVISTA ALUNO

Carta de apresentação do tema da revista ao aluno.

Relação dos títulos das lições e suas respectivas páginas.

Enunciado com o nome da lição.

Leitura bíblica diária.

Texto bíblico sobre o qual a lição está baseada.

Versículo para reflexão (texto áureo da lição)

Texto da lição organizado em tópicos e subtópicos com uma linguagem adaptada a compreensão dos alunos da faixa etária dos pré-adolescentes. O texto aponta os valores morais, espirituais e éticos explorados na história bíblica e que podem ser aplicados nos dias atuais.

Informação retirada do texto e que vale a pena ser destacada.

Exercícios de fixação sobre o conteúdo abordado.

Exercício que tem como finalidade despertar a reflexão do aluno sobre o ensinamento central da lição (atividade dinâmica).

Texto informativo que ressalta algum momento importante da história da educação cristã. A intenção é contextualizar os alunos a respeito do espaço da Escola Dominical e a valorização desse ambiente para o crescimento espiritual do cristão.

História em quadrinhos que tem como finalidade apresentar uma curiosidade bíblica vinculada à temática da lição.