NOVO CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL

Com novo projeto gráfico e novas ilustrações para todas as classes, preparados por uma equipe multidisciplinar. Um currículo inteiro com a missão de divulgar a Palavra de Deus e, fortalecer a Igreja por meio da literatura e do ensino. São lições fundamentadas na Teologia Pentecostal, conteúdos didáticos atualizados com as mais recentes metodologias de Educação Cristã. Sendo cuidadosamente organizadas para todas as faixas etárias, do berçário aos adultos, incluindo as classes de novos convertidos e não cristãos. Todo o currículo plenamente aderente aos ensinamentos de nossa única fonte de fé e prática: a Bíblia Sagrada e vai ao encontro das necessidades didáticas e pedagógicas de cada uma delas.

Conceito da capa

Para atender às crianças desta faixa etária que se identificam com outras iguais a elas, a capa trará a foto de um menino e uma menina, ou de um grupo de crianças. O nome Lições Bíblicas foi acrescentado a Jardim de Infância, formando assim o nome da revista.

Conceito da revista

Com uma duração de dois anos, o currículo de Jardim de Infância tem como objetivo ensinar e também aprofundar mais o conhecimento da criança a respeito do Criador, do Salvador Jesus e da Palavra de Deus. Nesta faixa etária, as crianças são muito sociáveis e querem estabelecer relações de amizade. Por este motivo, elas aprendem sobre Deus e Jesus como seus amigos, que cuidam, protegem e abençoam as crianças. Durante esse período a criança ainda receberá ensinamentos, a partir das histórias bíblicas, sobre obediência e a prática do bem.
Neste novo projeto, utilizamos ilustrações na abertura de cada lição que fazem referência ao conteúdo do dia, produzidas exclusivamente para a revista. Também utilizamos mascotes de crianças que interagem com algumas seções da revista que está bem alegre e colorida, lembrando um jardim. As seções foram reformuladas para atender melhor a necessidade de aprendizagem de suas crianças.

Objetivos

Para planejar uma boa aula, você precisa ter em mente suas pretensões. O que deseja alcançar com sua aula? Aqui sugerimos um objetivo geral e um específico, porém apenas você, melhor que ninguém, conhece seus alunos e sabe exatamente das necessidades deles. Por isso, estabeleça seus próprios objetivos.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Nesta seção você vai encontrar uma palavra de edificação e encorajamento. Sabemos que o ministério infantil exige dedicação total, impossibilitando-o muitas vezes de estar ouvindo os ensinos da palavra de deus. Será um devocional semanal.

Nesta seção você vai encontrar uma sugestão de leitura bíblica diária (apenas as referências bíblicas) para estimular o professor a ler a bíblia diariamente para aumentar o seu conhecimento bíblico.

Para planejar uma boa aula, você precisa ter em mente suas pretensões. O que deseja alcançar com sua aula? Aqui sugerimos um objetivo geral e um específico, porém apenas você, melhor que ninguém, conhece seus alunos e sabe exatamente das necessidades deles. Por isso, estabeleça seus próprios objetivos.

Nesta seção o professor vai encontrar a referência bíblica em que se baseia a lição da semana. Leia todo o texto bíblico. Medite nele.

Esta seção foi elaborada para que você conheça algumas das principais características gerais, físicas e psicológicas da criança da classe de jardim de infância. Como ela aprende e se relaciona com os demais.

Uma relação de todo o material que você vai precisar para a aula. Esta seção visa cooperar com você na tarefa de providenciar tudo com antecedência. E ainda fazer um check-list domingo para não esquecer de deixar à mão nenhum item. Não deixe nada para a última hora!

Uma relação de todo o material que você vai precisar para a aula. Não deixe nada para a última hora. Providencie tudo com antecedência.

É uma palavra que sintetiza a lição. Esta seção objetiva dar um foco que norteia a lição e possibilite trabalhar valores espirituais e morais com a criança. Esta seção apresenta um resumo da lição e uma aplicação para a vida da criança.

Esta seção foi planejada com o intuito de que os alunos memorizem o versículo do dia. Estes versículos estão sempre relacionados ao tema principal da lição. Você vai encontrar sugestões de como apresentar os versículos de forma dinâmica e criativa. A versão bíblica utilizada neste currículo será a nova tradução na linguagem de hoje 2008 (NTLH 2008). Esta é uma versão bíblica séria, confiável, porém com uma linguagem mais acessível ao público infantojuvenil.

Esta seção compreende o momento principal da aula, a história bíblica. Seja criativo ao narrá-la, torne-a sempre a mais interessante que as crianças já ouviram.

Aqui você vai encontrar as atividades da revista do aluno com as suas respectivas respostas. Cada atividade traz uma dica sugerindo como o professor deve proceder em cada atividade e qual a sua finalidade.

Esta seção trará uma atividade manual ou lúdica para ser realizada com a turma. Seu principal objetivo é contribuir para a fixação do assunto ensinado.

Esta seção apresenta auxílios suplementares a respeito do texto bíblico da lição. É uma oportunidade para o professor aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Nesta seção, encontram-se algumas orientações para o encerramento da aula: avisos, arrumação do material, orações, cânticos etc.

Oferecemos um plano de aula como um roteiro para o tempo de cada atividade para nortear a aula e ter um melhor aproveitamento do tempo. O plano encontra-se na última página desta revista para que você possa tirar cópia.