NOVO CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL

Com novo projeto gráfico e novas ilustrações para todas as classes, preparados por uma equipe multidisciplinar. Um currículo inteiro com a missão de divulgar a Palavra de Deus e, fortalecer a Igreja por meio da literatura e do ensino. São lições fundamentadas na Teologia Pentecostal, conteúdos didáticos atualizados com as mais recentes metodologias de Educação Cristã. Sendo cuidadosamente organizadas para todas as faixas etárias, do berçário aos adultos, incluindo as classes de novos convertidos e não cristãos. Todo o currículo plenamente aderente aos ensinamentos de nossa única fonte de fé e prática: a Bíblia Sagrada e vai ao encontro das necessidades didáticas e pedagógicas de cada uma delas.

Conceito da capa

Um trimestre será um menino e no outro uma menina. Nesta faixa etária meninos e meninas se socializam bem e gostam de realizarem atividades em conjunto.

Conceito da revista

O Currículo de Maternal tem como objetivo apresentar às crianças os livros da Bíblia. Que elas aprendam que a Bíblia é o Livro de Deus. As novas seções da revista foram pensadas a partir do espaço físico. Pois, segundo Zabalza (1998) o espaço físico de uma classe de educação infantil é uma “estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagem e de significados”. A proposta é que a professora da classe de Maternal, com a nossa orientação, crie espaços para que as crianças tenham a possibilidade de explorar, conhecer, interpretar e aplicar os conteúdos dando sentido ao que aprendeu.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Nesta seção a professora vai encontrar uma palavra de edificação e encorajamento relacionada ao tema da lição. Sabemos que o ministério infantil, dentre outras habilidades, exige o conhecimento bíblico.

Para planejar uma boa aula, a professora precisa ter em mente suas pretensões. O que deseja alcançar com a aula? Aqui apresentamos apenas uma sugestão, pois, a educadora, melhor que ninguém, conhece seus alunos e sabe exatamente das necessidades deles.

É o texto bíblico em que a lição está fundamentada.

Este momento é fundamental para o desenvolvimento da aula, pois compreende os momentos introdutórios: chegada dos alunos (recepção), oração, oferta, cânticos, chamadinha, etc. Aqui a professora vai encontrar sugestões para as atividades introdutórias.

Uma relação de todo o material que será preciso para a aula.

A letra de um cântico que esteja relacionada ao tema da lição (colocar o autor da música, da letra e de onde foi extraído).

É uma síntese da lição. Esta seção foi desenvolvida para a professora. O objetivo é que o ensino fale e toque primeiramente o seu coração.

Esta seção foi planejada com o intuito de que os alunos memorizem o versículo do dia. Estes versículos estão sempre relacionados ao tema principal da lição. Serão apresentadas diversas sugestões de como apresentar os versículos de forma dinâmica e criativa.

Esta seção compreende o momento principal da aula, a história bíblica.

Esta seção trará uma sugestão de atividade manual ou lúdica para ser realizada com as crianças. Seu principal objetivo é contribuir para a fixação do assunto ensinado, por isso, as atividades devem estar relacionadas com a temática da lição.

Aqui a professora vai encontrar as respostas das atividades da revista de aluno e como proceder em cada atividade.

Esta seção apresenta auxílios suplementares. É uma oportunidade para a professora aprofundar seus conhecimentos bíblicos e pedagógicos.

Aqui, como o próprio título da seção já informa encontram-se algumas orientações para o encerramento da aula: avisos, arrumação do material, orações, etc.

REVISTA ALUNO

Essa seção foi planejada com o intuito de que seus alunos memorizem o versículo do dia.

Atividades que vão contribuir para a fixação do conteúdo da lição e para o desenvolvimento físico, social e espiritual do aluno.

É o texto bíblico em que a lição está fundamentada.

Atividades extras relacionadas à temática do trimestre. As atividades vão contribuir para desenvolver a coordenação motora das crianças, percepção visual, noção espacial, etc., contribuindo para o desenvolvimento físico e espiritual da criança.

Ele deverá ser preenchido pelo professor e entregue aos pais no final de cada trimestre. O objetivo é incentivar os pais para que levem seus fi lhos todos os domingos.