Apresentação da Revista Lições Bíblicas Maternal do 2º Trimestre de 2022

Vídeo feito, exclusivamente, para auxiliar os professores e superintendentes de Escola Dominical. Nele você encontra um resumo do conteúdo e orientações para um trimestre abençoado na sua Classe de Maternal. Uma análise do Tema: O Livro de Êxodo – com uma breve explicação de cada lição em particular.

Apresentação: Telma Bueno Bacharel em Teologia, Jornalista, Pedagoga, Pós graduada em Gestão Escolar e Editora responsável da Revista Maternal da CPAD.

Conceito da capa

Um trimestre será um menino e no outro uma menina. Nesta faixa etária meninos e meninas se socializam bem e gostam de realizarem atividades em conjunto.

Conceito da revista

O Currículo de Maternal tem como objetivo apresentar às crianças os livros da Bíblia. Que elas aprendam que a Bíblia é o Livro de Deus. As novas seções da revista foram pensadas a partir do espaço físico. Pois, segundo Zabalza (1998) o espaço físico de uma classe de educação infantil é uma “estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagem e de significados”. A proposta é que a professora da classe de Maternal, com a nossa orientação, crie espaços para que as crianças tenham a possibilidade de explorar, conhecer, interpretar e aplicar os conteúdos dando sentido ao que aprendeu.

REVISTA PROFESSOR

Uma suma dos temas que serão abordados na lição.

Nesta seção a professora vai encontrar uma palavra de edificação e encorajamento relacionada ao tema da lição. Sabemos que o ministério infantil, dentre outras habilidades, exige o conhecimento bíblico.

Para planejar uma boa aula, a professora precisa ter em mente suas pretensões. O que deseja alcançar com a aula? Aqui apresentamos apenas uma sugestão, pois, a educadora, melhor que ninguém, conhece seus alunos e sabe exatamente das necessidades deles.

É o texto bíblico em que a lição está fundamentada.

Este momento é fundamental para o desenvolvimento da aula, pois compreende os momentos introdutórios: chegada dos alunos (recepção), oração, oferta, cânticos, chamadinha, etc. Aqui a professora vai encontrar sugestões para as atividades introdutórias.

Uma relação de todo o material que será preciso para a aula.

A letra de um cântico que esteja relacionada ao tema da lição (colocar o autor da música, da letra e de onde foi extraído).

É uma síntese da lição. Esta seção foi desenvolvida para a professora. O objetivo é que o ensino fale e toque primeiramente o seu coração.

Esta seção foi planejada com o intuito de que os alunos memorizem o versículo do dia. Estes versículos estão sempre relacionados ao tema principal da lição. Serão apresentadas diversas sugestões de como apresentar os versículos de forma dinâmica e criativa.

Esta seção compreende o momento principal da aula, a história bíblica.

Esta seção trará uma sugestão de atividade manual ou lúdica para ser realizada com as crianças. Seu principal objetivo é contribuir para a fixação do assunto ensinado, por isso, as atividades devem estar relacionadas com a temática da lição.

Aqui a professora vai encontrar as respostas das atividades da revista de aluno e como proceder em cada atividade.

Esta seção apresenta auxílios suplementares. É uma oportunidade para a professora aprofundar seus conhecimentos bíblicos e pedagógicos.

Aqui, como o próprio título da seção já informa encontram-se algumas orientações para o encerramento da aula: avisos, arrumação do material, orações, etc.

REVISTA ALUNO

Essa seção foi planejada com o intuito de que seus alunos memorizem o versículo do dia.

Atividades que vão contribuir para a fixação do conteúdo da lição e para o desenvolvimento físico, social e espiritual do aluno.

É o texto bíblico em que a lição está fundamentada.

Atividades extras relacionadas à temática do trimestre. As atividades vão contribuir para desenvolver a coordenação motora das crianças, percepção visual, noção espacial, etc., contribuindo para o desenvolvimento físico e espiritual da criança.

Ele deverá ser preenchido pelo professor e entregue aos pais no final de cada trimestre. O objetivo é incentivar os pais para que levem seus fi lhos todos os domingos.