Lição 8 – É Errado Adorar Ídolos
Leitura Bíblica: Êxodo 20.3-5
Texto Áureo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Objetivos:
• Compreender o que idolatria;
• Entender o que é ser santo segundo a Bíblia e o que significa ser “santo canonizado”;
• Diferenciar o voto bíblico dos “pagamentos de promessas”.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
Este é um tema sensível para muitas pessoas. Mas, não podemos deixar de ensiná-lo porque adorar exclusivamente ao Deus Trino e verdadeiro é um mandamento bíblico.
Para lhe auxiliar, selecionamos o texto abaixo para que você possa aprofundar o texto base com os seus alunos. Primeiramente, releia este trecho e em seguida explique o significado.
“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso…” (Êxodo 20.3-5)
“ ‘Não terás outros deuses diante de mim’ – Absoluta prioridade deve ser dada a Deus. Este mandamento é a chave para todos os outros. A menos que nos comprometamos com o Senhor, e somente com Ele, nossos corações serão dissuadidos da justiça do decreto dos Dez Mandamentos. Para o antigo Israel, os outros deuses eram frequentemente ídolos pagãos (…).
‘Não farás imagem’ – Deus é espírito. Assim, esculpir qualquer imagem para uso em nosso culto corromperá nosso entendimento da natureza de Deus como Yahweh. O zelo do Senhor reflete uma preocupação apaixonada nossa para conhecer e cultuar a Deus como Ele verdadeiramente é (…). Se conhecermos e adorarmos ao Senhor em sua natureza espiritual, protegemos nossos descendentes dos pecados e consequentes castigos, que crescem onde quer que os homens falhem em conhecer e amar ao Criador.”
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.64.