Lição 2 – A Plenitude dos Tempos
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CRISTO: O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
2. PROFECIAS SOBRE O MESSIAS
3. A RAZÃO DE SUA VINDA
4. A PLENITUDE DE DEUS
OBJETIVOS
APRESENTAR a centralidade de Cristo em toda a Bíblia;
ANALISAR algumas profecias do Antigo Testamento sobre o Messias;
RECONHECER o cumprimento de tais profecias nos registros do Novo Testamento.
Querido (a) professor (a), nesta lição, seus alunos farão um estudo panorâmico sobre a centralidade de Cristo em toda a Bíblia e as profecias sobre Ele no Antigo Testamento que se cumpriram no Novo.
“A primeira pergunta que devemos formular em relação ao Novo Testamento é: O Libertador prometido por Deus no Antigo Testamento realmente veio? O Novo Testamento responde à pergunta do Antigo Testamento com um retumbante ‘sim’! E Ele não é apenas um Libertador humano comum, Ele é Deus que veio em carne. O Filho unigênito, Jesus, que manifesta perfeitamente o Pai, para que o povo de Deus o possa conhecer e ser libertado de seus pecados. O Novo Testamento concentra-se diretamente em Cristo. Ele é a essência do Novo Testamento. Ele é o centro da mensagem do Novo Testamento.
Deus sempre teve um plano para a criação. O Novo Testamento ensina que, antes mesmo do princípio da história, Deus planejou enviar seu Filho como ser humano para morrer pelos pecados de seu povo. Depois de Deus criar o universo e a raça humana, Adão e Eva rebelaram-se contra o justo governo do Senhor. Por isso, Deus chamou um povo especial para si mesmo em Abraão. Por intermédio do descendente de Abraão, Jacó, ou Israel, a família cresceu para ser uma grande nação. Depois, a maior parte dessa nação foi destruída por exércitos invasores por causa de seus pecados; enquanto os sobreviventes foram levados cativos, foram exilados, dispersos, e apenas parte deles se reuniu de novo depois do exílio. Contudo, o plano de Deus permaneceu firmemente no lugar em meio a tudo isso. Nesse remanescente aos pedaços seria encontrado o Libertador por vir, o Ungido — em hebraico, o ‘Messias’; em grego, o ‘Cristo’.”
(DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento: Uma exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 19, 20).
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos.