Lição 1 – Vivendo como filhos de Deus
Tema do trimestre: Como viver no mundo à luz da Bíblia
Leitura Bíblica: Romanos 8.14-18
A mensagem: “Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8.14
Objetivos:
• ENSINAR sobre a paternidade de Deus;
• EXPLICAR que a disciplina divina não consiste em punição, mas em expressão de amor e cuidado;
• DESAFIAR os adolescentes a viverem como filhos de Deus.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
OS SALVOS POR JESUS RECEBEM A ADOÇÃO DE FILHOS
“O apóstolo Paulo escreveu que “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5). Ele novamente falou sobre a adoção de filhos quando escreveu aos crentes de Roma (Rm 8.15). Há duas coisas fundamentais que devemos lembrar com a palavra “adoção”: primeira, um filho “adotado” não é um filho “natural”; segunda, um filho “adotado” recebe todos os privilégios de um filho legítimo. Observe, no entanto, um detalhe dessa “adoção espiritual”: Paulo explica que recebemos o “espírito de adoção de filhos”. Que isto significa?
Pelo versículo 23 do mesmo capítulo 8 de Romanos, que diz: “…nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”, nós entendemos que esta adoção não é a adoção propriamente dita, mas ela vai se completar quando o crente tiver transformado o seu corpo e for morar no Céu.
Significa dizer, então, que o crente já experimenta aqui os privilégios de ser membro da grande família de Deus e, um dia, ganhará, definitivamente, os privilégios da plena filiação celestial. Por meio da adoção espiritual, o homem, além de se tornar filho de Deus, como filho, ele se torna herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo (Rm 8.17).
1. Os salvos são chamados filhos de Deus por causa do grande amor divino.
Você já entendeu que ser filho de Deus é mais do que ser criatura de Deus. Agora, saiba que este ato gracioso de Deus em tornar o homem seu filho é fruto do seu grande amor. O apóstolo João nos chama à atenção: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus…” (1 Jo 3.1). O mesmo apóstolo escrevera sobre o amor divino para salvar a humanidade (Jo 3.16). Portanto, o amor é a razão do Senhor Deus tornar os homens seus filhos; e ser filho de Deus é o privilégio mais sublime dos homens salvos por Jesus. O alvo final de Deus ao tornar os homens seus filhos é salvá-los para sempre e conformá-los à imagem do seu Filho Jesus: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29).
2. A prova de que o crente é filho de Deus.
Agora, você pode estar fazendo a seguinte indagação: Como posso saber que sou filho de Deus? Então, entenda que é o Espírito Santo quem cria no filho de Deus a convicção da filiação e de amor filial, que o leva a conhecer a Deus como Pai (Rm 8.16). Também observe: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gl 4.6). Dois sinais determinantes da obra do Espírito dentro do crente são o seu apelo espontâneo a Deus como “Pai” e a sua obediência espontânea a Jesus como “Senhor”. Deus quer que o crente se torne cada vez mais consciente de sua filiação ao Pai Celestial, mediante o Espírito Santo, de que é seu filho. O Espírito suscita a exclamação “Aba” (Pai) em seu coração e produz o desejo de ele ser “guiado pelo Espírito”.
3. Seja um filho de Deus neste mundo.
Deus deseja que todos os homens vivam neste mundo não apenas como suas criaturas, mas como seus filhos. Ele deixou registrado na Bíblia como deve ser um filho dEle. Primeiro, deve lutar pela justiça e amar aos seus irmãos: “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo” (1 Jo 2.10); segundo, deve ter uma vida irrepreensível e sincera: “para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa…” (Fp 2.15); e terceiro, deve promover a paz: “bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9)”
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: Revista Lições Bíblicas O Caminho para o Céu. Rio de Janeiro: CPAD, p.63-65.