Lição 11 – O Perigo da inveja
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.31,32; 14.30; 27.4.
Tópicos da Lição:
1. O QUE É INVEJA?
2. O PERIGO DE QUERER SER MELHOR QUE O PRÓXIMO
3. DEUS NÃO SE AGRADA COM A INVEJA
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes.
A lição desta semana tem como assunto principal a inveja, um sentimento nocivo que atrapalha a comunhão entre os irmãos na igreja. Esse tipo de comportamento é apontado na Palavra de Deus como obra da carne em contraste com o Fruto do Espírito (Gl 5.19-22). É também apontada como uma manifestação do espírito faccioso entre os crentes (Tg 3.16). Tendo em vista que os seus alunos estão em fase de formação das capacidades cognitivas, isto é do raciocínio e do caráter, é muito comum que esses sentimentos e comportamentos surjam entre eles. O importante é que você ensine os seus alunos a lidarem com essas emoções a partir do aprendizado desta lição.
A inveja é caracterizada pelo sentimento de infelicidade ou desgosto em razão da felicidade ou prosperidade de outro. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal as palavras de Tiago 3.14-16, significam: “‘amarga inveja’ é o vício que impele a pessoa a cuidar somente de seus próprios interesses. A inveja ou ambição egoísta na igreja é: (1) ‘terrena’, isto é, polui aquilo que é santo e que é do Espírito; (2) ‘animal’, isto é, não-espiritual; ‘carnal’: sem o Espírito Santo; e (3) ‘diabólica’, isto é, inspirada por demônios” (1995, p. 1930).
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais a respeito da inveja, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “O Que é Inveja?”, destaca o que é a inveja. Diferentemente da admiração que podemos sentir por uma pessoa em razão do talento, habilidade ou competência que ela possui, a inveja é um sentimento faccioso que provoca em nós a insatisfação quando alguém conquista uma vitória ou mesmo o desejo de ser melhor do que o outro. Vale ressaltar que a inveja, embora seja estimulada por uma ação demoníaca, trata-se de um sentimento puramente humano. A natureza pecaminosa, decaída em razão do pecado original, provocou no ser humano a distorção espiritual e, por isso, as emoções também foram influenciadas. A inveja é também uma obra da carne, conforme Gl 5.19-21, que deve ser rejeitada. Ao andar no Espírito o crente entende que não pode se deixar dominar pela inveja (Gl 5.16), pois trata-se de um sentimento carnal, diabólico e perverso que compromete a comunhão com Deus.
O segundo tópico, que tem como título “O Perigo de Querer Ser Melhor Que o Próximo”, ressalta que a inveja é prejudicial para a harmonia entre os irmãos. A inveja e o egoísmo andam lado a lado em decorrência da falta de amor ao próximo. A pessoa que é invejosa pensa somente em si mesma, como pode ser melhor que o seu próximo e no que pode fazer para superá-lo. Esse espírito de competição deve ser rejeitado no meio da igreja, haja vista que a pessoa que ama o seu próximo não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade (1 Co 13.6).
O terceiro tópico tem como título “Deus Não se Agrada Com a Inveja”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que Deus rejeita a inveja, haja vista que ela revela que a pessoa não está interessada em glorificar a Deus, e sim a si mesmo. É importante ter em mente que devemos sempre fazer o melhor para Deus. Se a bênção de Deus ainda não veio para mim, mas veio para o meu próximo, devo me alegrar e parabenizar aquele que foi abençoado na certeza de que Deus também me abençoará no tempo dEle. Essa compreensão agrada ao coração de Deus e revela que a nossa natureza espiritual prevalece sobre a natureza humana.
Professor(a), para endossar os ensinamentos elencados nesta lição, realize a seguinte atividade: entregue uma folha de papel A4 e peça para os alunos registarem que bênção gostariam de receber da parte de Deus. Ao final, reúna os alunos em dupla e permita um momento de oração para que orem um pelo outro para que a bênção de Deus venha sobre a vida do seu irmão. Depois, explique à classe que somos abençoados por Deus quando desejamos que os nossos irmãos sejam abençoados.
Tenha uma ótima aula!