Lição 12 – O Presente da Salvação
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar da condenação do pecado.
PONTO CENTRAL: Jesus é o Salvador prometido por Deus à humanidade.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “[…] o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Romanos 6.23b).
Querido(a) professor(a), como tem passado? Compromissos de fim de ano, responsabilidades com a família, casa, igreja, trabalho… Não são poucas as cargas físicas e mentais, especialmente para as mulheres. Momento do ano mais que oportuno para lembrar do que Jesus disse à Marta, incentivando-a a escolher a melhor parte, assim como fez Maria (Cf. Lc 10.42).
Para o Senhor, o seu trabalho, ministério ou qualquer outra coisa que possa ofertá-lo não é mais importante do que VOCÊ mesma! Sua saúde física, espiritual e emocional estar bem. Parece clichê ou óbvio, contudo, por vezes, acabamos cuidando de tudo e todos, enquanto deixamos a nós mesmas para depois. E ainda nos ressentimos quando não nos sentimos cuidadas. É claro que merecemos e precisamos também do afeto alheio, mas como complemento, jamais como substituto do nosso autocuidado. Lembre-se: o amor a Deus e ao próximo está intimamente atrelado ao amor-próprio. Por isso, mesmo em meio a tantas demandas, cuide-se como prioridade. Você é o templo de adoração ao Senhor e se não estiver bem a adoração a Ele também não estará.
A próxima aula fala dos momentos cruciais que precederam a morte e ressurreição de Jesus para nos dar a salvação eterna. Procure ler e preparar com antecedência todo o material necessário para aplicar o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista. Há inúmeras propostas interessantes para trabalhar esse tema tão especial.
Abaixo, com base na nossa conversa por aqui, a fim de proporcionar uma reflexão em seu momento devocional de preparação para a aula, segue um trecho do livro da CPAD “Como ter o Coração de Maria no Mundo de Marta”.
[…] A Bíblia não nos fala muito a respeito de Marta e Maria. São mencionadas pelo nome apenas três vezes nas Escrituras: Lucas 10.38-42; João 11.1-44 e João 12.1-11. Mas, através desses breves relatos, um quadro fascinante se revela sobre como devia ser a vida naquela casa em Betânia — e como a vida sempre se mostra para nós.
Dizem que a diversidade é o tempero da vida. Deve ser por essa razão que Deus às vezes coloca pessoas com personalidades tão diferentes na mesma família (ou então, Ele está tentando nos preparar para o casamento). Maria era a luz do sol para os trovões de Marta. Era o breque (freio) para a locomotiva de Marta. A inclinação de Maria era deslizar pela vida, parando para cheirar as rosas. Marta era mais propensa a colher as rosas, cortar rapidamente os talos em ângulo e ajeitá-las no vaso.
Não há como dizer que uma está certa e a outra errada. Somos todas diferentes e foi assim mesmo que Deus nos criou. Cada personalidade e talento tem seus pontos fortes e fracos, suas glórias e tentações.
Acho interessante que, quando Jesus corrigiu Marta, não disse “Por que você não pode ser mais parecida com sua irmã Maria?” Ele sabia que Marta nunca seria Maria e Maria nunca seria Marta. Mas, quando ambas estiveram diante da mesma escolha — de trabalhar ou de adorar — Jesus disse: “Maria escolheu a melhor parte”.
Para mim, isso implica que a melhor parte estava disponível tanto para Maria como para Marta. E está à disposição de cada uma de nós, não obstante nossa personalidade e talentos. É uma escolha que cada uma de nós pode fazer”
(WEAVER, Joanna. Como ter o Coração de Maria no Mundo de Marta. Rio de Janeiro: CPAD, 2014).
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.