Lição 6 – O pastor e o seu rebanho
A lição de hoje encontra-se em: Hebreus 13.17-19.
Tópicos da Lição:
1. A RESPONSABILIDADE DO PASTOR.
2. UM REBANHO OBEDIENTE.
3. AS OVELHAS PERDIDAS.
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
A lição desta semana tem como proposta apresentar a figura do pastor como aquele que tem o compromisso de zelar pelo bem-estar das ovelhas. No sentido geral, Cristo é o nosso Supremo Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas para que elas sejam salvas e livres de qualquer perigo. Mas Deus também prepara e capacita pessoas para exercer o cargo de liderança e cuidar de outras pessoas que fazem parte do grande rebanho de Deus. Nesse contexto, é importante que haja harmonia entre o pastor e o rebanho. As ovelhas precisam obedecer aos pastores como prova de temor e compromisso com os preceitos da Palavra de Deus.
A figura do pastor também é conhecida na Bíblia como aquele que conhece todas as ovelhas do seu rebanho. Ele não se preocupa com elas de modo superficial, e sim de forma específica. Quando uma dessas ovelhas se perde do rebanho, Ele deixa as demais em segurança no aprisco e parte em busca daquela que se perdeu. O seu zelo por encontrar a ovelha é persistente, pois Ele insiste em procurá-la e, quando a encontra, a traz em seus ombros de volta ao redil. Essa cena do pastor em busca da ovelha perdida representa o cuidado do Senhor Jesus para com as suas ovelhas. Quando um crente se enfraquece espiritualmente, o Senhor vai ao encontro dele para que seja convencido a retornar para a presença de Deus.
A respeito do Bom Pastor a Bíblia de Estudo Pentecostal destaca alguns aspectos:
“Jesus declara que Ele é o Bom Pastor prometido nas profecias (Sl 23.1; Isa 40.11; Ez 34.23). 1. Esta metáfora de Jesus como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devoto que Ele tem por seu povo. É como se Ele dissesse: ‘Eu sou, para com todos aqueles que creem em mim, o que um bom pastor é para suas ovelhas: cuidadoso, vigilante e amoroso’; 2. A característica de Cristo como o Bom Pastor é que Ele morreu por suas ovelhas. É isso que, de modo ímpar, ressalta a Cristo como Pastor. É a morte de Cristo na cruz salva suas ovelhas (Is 53.12; Mt 20.28; Mc 10.45). Cristo aqui é chamado o ‘Bom Pastor’; em Hb 13.20 é chamado o ‘grande Pastor’; e em 1 Pe 5.4, o ‘Sumo Pastor’; 3. O ministro do Evangelho que ocupa esta posição apenas como meio de vida, ou de obter honrarias, é o ‘mercenário’ referido nos versículos 12,13. O verdadeiro pastor cuida das suas ovelhas. O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e a posição diante dos homens” (CPAD, 1995, p. 1592).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize um painel como método de ensino. Convide um pastor ou ministro da igreja que tenha experiência como dirigente de congregação e pergunte quais são as atividades realizadas por eles. Peça que compartilhem também momentos positivos e negativos da sua experiência como cuidadores do rebanho de Deus.
Tenha uma ótima aula!