Lição 6 – Samuel: Juiz, profeta e sacerdote
Leitura Bíblica: 1 Samuel 3.1-10
A mensagem: E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. 1 Samuel 3.19
Objetivos:
• APRESENTAR a história de Samuel e seu chamado;
• DESTACAR a importância do adolescente escolher ser fiel a Deus, assim como Samuel o fez;
• MOSTRAR que o adolescente precisa buscar e servir a Deus.
O sacerdote
No momento em que a nação estava espiritualmente depravada e o sacerdócio em Siló estava corrompido, devido a atuação dos filhos Eli, Samuel atuou na função sacerdotal de forma eficaz. Samuel era temente a Deus e por isso ganhou o respeito de toda a nação.
Naquele tempo, o povo escolhido entrou em guerra contra os filisteus. Israel perdeu a batalha. Em decorrência disso, Hofni e Fineias morreram e a Arca da Aliança, que foi retirada do Tabernáculo e levada até o campo de batalha foi tomada pelos filisteus (1 Sm 4.10,11). Quando Eli recebeu a notícia de que a Arca da Aliança foi retirada de Israel pelas mãos dos filisteus, ele morreu imediatamente (1 Sm 4.18).
Neste contexto de crise, luto, dor e perdas, Samuel precisou ser forte e ainda mais atuante como sacerdote.
A Arca da Aliança ficou na terra dos filisteus por cerca de 7 meses. O Senhor enviou severo juízo sobre os filisteus (1 Sm 5.1,6,7), até que eles decidiram devolver a Arca da Aliança para a terra de Israel (1 Sm 6.1,10-12).
Após ser devolvida, a Arca ficou estabelecida na cidade de Jearim por cerca de 20 anos. Todavia, Samuel liderou a nação de Israel. Ele convocou uma assembleia solene e chamou os israelitas ao arrependimento diante de Deus (1 Sm 7.2,3).
Os hebreus se santificaram e se reuniram para adorar a Deus. Samuel ofereceu um sacrifício em Mispa. Ali, o povo orou e jejuou ao Senhor, pedindo perdão pelos pecados (1 Sm 7.4-6).
Quando os governadores filisteus ficaram sabendo dessa reunião em Mispa, eles planejaram um ataque contra Israel. Sabendo disso, os hebreus pediram que Samuel não parasse de orar a Deus (1 Sm 7.7,8).
Assim, Samuel fez um sacrifício de um carneirinho e continuou clamando a Deus (1 Sm 7.9).
Durante o sacrifício, Deus atacou os filisteus com fortes trovoadas e eles ugiram (1 Sm 7.10). Desta vez, o povo de Israel perseguiu o povo filisteu e os derrotou. “Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer” (1 Sm 7.12).
Assim, enquanto Samuel viveu, o Senhor não deixou que os filisteus invadissem a Israel e as cidades que eles haviam tomado do território de Israel foram devolvidas (1 Sm 7.13,14).
(Texto do Comentarista Pr Rafael Luz)
Boa Aula!
A missão não pode parar!