Lição 11 – Igreja: A Coluna e Firmeza da Verdade
A lição de hoje encontra-se em: 1 Pedro 2.9,10.
Tópicos da Lição:
1. A VERDADE É A PALAVRA DE DEUS.
2. EM DEFESA DA VERDADE.
3. AUTORIDADE DE DEUS NO MUNDO.
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Nesta lição, seus alunos saberão que a igreja é a coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15). Vivemos em tempos difíceis em que a verdade da Palavra de Deus tem sido distorcida na intenção de desacreditá-la. A igreja do Senhor recebeu a responsabilidade de não apenas transmiti-la, como também, defendê-la com afinco. Para tanto, é fundamental que os seus alunos sejam bons conhecedores da Palavra de Deus para que possam saber como responder àqueles que tentam fazê-los duvidar da autoridade bíblica (1 Pe 3.15,16). Nesse sentido, frequentar os cultos de doutrina e a Escola Dominical é a melhor forma de aprender as Escrituras Sagradas (Jo 5.39; 1 Tm 4.13-16). Muitos têm dificuldade de ler e interpretar a Bíblia porque não param para aprender com aqueles que Deus levantou para ensinar.
No que diz respeito à defesa da fé, também conhecida como apologética, devemos afirmar como também mostrar aos que não conhecem a Bíblia que a verdade é a Palavra de Deus. Quando o Senhor Jesus afirmou que “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.32), o Mestre quis dizer que o conhecimento e a interpretação da Palavra de Deus são o caminho para conhecermos a verdade que liberta. Quem experimenta o conhecimento da verdade não vive preso ao pecado e submetido às mentiras desse mundo. Como servos de Deus, somos também defensores da verdade e responsáveis por apontar com convicção o que cremos e aprendemos na Casa de Deus.
Como defensores e proclamadores da verdade:
“Pedro conclama o crente à reverência interior para com Cristo e à dedicação a Ele como Senhor, no sentido de sempre estarmos dispostos a defender a sua causa e a explicar o Evangelho aos outros (cf. Is 8.13). Assim sendo, devemos conhecer a Palavra de Deus e a sua vontade, a fim de testemunhar corretamente de Cristo e levar outras pessoas a Ele (cf. o 4.4-26)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1942).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, faço uma roda de conversa com seus alunos e pergunte sobre os desafios que eles enfrentam como pré-adolescentes cristãos. Mostre, a partir da temática da lição desta semana, que a nossa conduta como cristão vai na contramão do mundo. Permita que eles compartilhem experiências pessoais e o que pensam sobre testemunhar e defender a verdade bíblica. Ressalte que o nosso papel é apenas mostrar que a Bíblia é a Palavra de Deus e tem o poder de nos mostrar o caminho para a salvação. Não temos o dever de obrigar as pessoas a pensar e acreditar da mesma forma que pensamos. Esse trabalho é fruto da ação do Espírito Santo por meio do crente (Jo 16.8)
Tenha uma excelente aula!