Lição 11 – Jesus Mostra o Milagre da Provisão
OBJETIVO
Que o aluno compreenda que, assim como Jesus, precisamos obedecer às leis e regras e Ele proverá todas as nossas necessidades.
PONTO CENTRAL
Preciso obedecer e confiar na provisão de Jesus!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19 – ARC)
Querido (a) Professor (a), que lição necessária estamos preparando para o próximo domingo, não é mesmo? Vivemos em um País de extrema desigualdade social e alto índice de pobreza. Para se ter uma ideia, por exemplo, um levantamento da Fundação Abrinq apontou que quase 11 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão em situação de extrema pobreza. Na edição de 2023 do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que compila dados de 2021, mostrou que jovens entre 0 e 14 anos nesta situação vivem com apenas 11 reais por dia.
Apesar das políticas públicas vigentes para ao menos atenuar essas mazelas, elas atingem em larga escala uma grande parte da população. Portanto, ao pregarmos sobre fé na provisão de Deus, é necessário que não estejamos alienados a esse contexto socioeconômico. Assim como também não podemos negligenciar todo o ensino de Jesus, comissionando os seus discípulos a serem resposta de Deus à oração dos necessitados e aflitos (Mt 25.31-45; 1 Jo 3 17,18). Citando apenas uma dentre tantas passagens para a nossa reflexão: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício“ (Pv 19.17).
Como pudemos ver em poucas linhas, embora essa seja uma aula para a faixa etária infantil, o assunto não pode ser abordado de forma simplória ou indiferente ao contexto de cada criança. Tenha essa sensibilidade e flexibilidade para pôr em prática os recursos pedagógicos sugeridos, adequando-as a realidade de sua classe. Contudo, não deixe de levar tal ensino para a ação, explicando que Deus é poderoso para fazer surgir recursos onde seria impossível aos olhos humanos, tal como fez com o dinheiro necessário na boca do peixe. Mas reforce que Ele também conta com cada um de nós para sermos instrumento desse milagre, ajudando-nos uns aos outros em nossas necessidades.
Ao final da lição, junto às crianças, reflitam sobre maneiras de como podem ajudar aos mais necessitados – sejam famílias da igreja em situação de desemprego ou mesmo, famílias que se encontram em situação de rua ou de comunidades próximas, em extrema vulnerabilidade. Fazer trabalhos sociais é uma linda forma de evangelismo, pois levamos o amor de Jesus em palavra e em ação!
Caso a sua igreja possua algum ministério ou trabalhos voltados à ação social, procure os responsáveis, a fim de se inteirar sobre como as crianças podem se envolver e cooperar com os projetos em curso. Sempre há o que fazer, mesmo que seja interceder por essas causas e pessoas – e isso não é pouco!
Frisamos que, como ocorre em todo ensino, o mestre primeiro precisa ser aluno. Por isso, separe um momento em sua semana para estudar a lição e mais do que isso, para ouvir o que o Espírito Santo tem a lhe dizer sobre ela. Talvez você mesma esteja clamando pelo milagre da provisão em sua vida. Então, ouça a voz do Senhor e creia em seu agir poderoso para atuar com providência na sua história! Certamente, não é a primeira vez, não é mesmo? Trazer à memória os nossos testemunhos acerca de cada milagre vivenciado, fortalece sobremodo a nossa fé, frente aos desafios.
Ao final da aula, não perca a oportunidade de perguntar quem precisa de alguma provisão específica de Jesus e deseja apresentá-la em oração. Você pode anotar e se comprometer a orar, clamando ao Senhor pelo milagre da provisão.
Incentive às crianças a testemunharem quando obtiverem uma resposta do Senhor, a fim de agradecer e celebrar junto com toda a turma. Tais experiências edificam a nossa fé e nos unem ainda mais como Corpo de Cristo.
Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!