Lição 2 – Ele foi sacrificado por amor a nós
“e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Ef 5.2)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A EXPIAÇÃO
2. O VALOR DO SACRFÍCIO DE JESUS
3. AQUELA CRUZ ERA NOSSA
OBJETIVOS
Explicar o que é expiação;
Compreender o valor do sacrifício de Jesus;
Conscientizar de que Jesus morreu em nosso lugar.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Como frisamos sempre, é crucial que você dedique um tempo prévio especial para o estudo das Sagradas Escrituras, focando a temática que será abordada em classe. Não estamos falando apenas sobre dominar a teoria, mas também sobre buscar a unção do Espírito Santo, a fim de ser não apenas um dispenseiro da sua mensagem, como também um alvo, atravessado por ela. Que também por meio do seu exemplo, seus alunos aprendam que, de nada adianta conhecer a Palavra de Deus, sem buscar nEle, constantemente, a capacitação para praticá-la!
Na próxima aula, ensinaremos sobre o precioso sacrifício de Cristo na cruz por nós. Que grande privilégio e responsabilidade! Ore por cada um de seus alunos, clamando para que recebam e honrem o maior presente que qualquer pecador poderia conceber – a vida eterna com o Santo dos santos!
Além de todo conteúdo presente em sua revista, a fim de aprofundar o seu conhecimento e edificação acerca do tema, segue abaixo um trecho da rica obra Teologia Sistemática Pentecostal.
“Há quatro grandes palavras doutrinárias empregadas na Bíblia para nos revelar a extensão do valor da morte de Jesus, isto é, do seu sangue remidor, para tirar os nossos pecados. Tão vasto e infinito é o alcance da obra efetuada por Jesus que um só vocábulo das Escrituras não pode resumi-la.
A palavra ‘expiação’ aplica-se em relação ao pecado se tratando da salvação quanto ao seu alcance, que é infinito (Sl 103.12; Is 53.10). Já ‘redenção’ diz respeito à salvação em relação ao pecador e seu pecado.
Outro termo, ‘propiciação’, aplica-se à salvação quanto à transgressão; isto é, a salvação considerando o ser humano como o transgressor. E a quarta palavra é ‘imputação’, que se relaciona com a salvação quanto ao seu ‘creditamento’. Ou seja, a justiça de Deus ‘lançada em nossa conta’, pela fé no próprio Deus (cf. Fp 4.17; Mt 6.12; Fm 18; Rm 4.3).
Portanto, a salvação é tão grande e tão rica que uma só palavra não abarca o seu significado! Glória a Deus!
Tecnicamente, a palavra ‘expiar’ — hb. kapar — significa ‘encobrir’, ‘cobrir’, ‘ocultar’, ‘tirar da vista’. A primeira menção dessa palavra nas Escrituras está em Gênesis 6.14 (hb. kapar , ‘betumarás’, ARC; ‘calafetarás’, ARA) e ilustra muito bem o seu emprego através da própria Bíblia, como a Palavra de Deus” (GILBERTO, Antônio. et al. Teologia Sistemática Pentecostal. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p.353).
Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!