Lição 3 – Vencendo o medo e a timidez
“Porque Deus não nos deu p espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Tm 1.7)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O PROBLEMA DO MEDO
2. TIMIDEZ, UM GRANDE DESAFIO A SER VENCIDO
3. COMO VENCER O MEDO E A TIMIDEZ
OBJETIVOS
Refletir sobre os problemas que o medo e a timidez podem ocasionar;
Pontuar como superar o medo e a timidez;
Exercitar a coragem e a confiança com a graça de Deus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
No próximo domingo, Deus usará a sua vida para ministrar uma mensagem especial a corações necessitados. Sabemos que a maioria de vocês possui muitas responsabilidades e até inúmeras tarefas, até mesmo em suas igrejas. Contudo, nunca abandone o zelo necessário para com esse chamado de ensinar aos Juvenis as Sagradas Escrituras.
Por isso, como sempre reforçamos aqui, reserve um momento, de acordo com a sua possibilidade, mas que seja de total foco à missão de estudar o tema da aula e orar por cada aluno.
Esta próxima lição vai abordar dois desafios muito árduos para inúmeras pessoas, de diferentes faixas etárias, mas que podem causar ainda mais problemas na juventude: o medo e a timidez.
Infelizmente, um dos maiores agentes em casos de suicídio, especialmente nessa faixa etária, está ligado à solidão, medo da rejeição e vergonha. Isso é muito sério. Procure se informar sobre esses dados e compartilhar com a classe como uma forma de incentivo, tanto para os que sentem que precisam buscar ajuda, como para os que conhecem colegas que enfrentam a timidez e o temor em excesso.
Esperamos que, através dessa aula, todos decidam ser agentes de Deus na vida de pessoas carentes de um apoio emocional para se desenvolverem nesse sentido.
Você, melhor do que ninguém, conhece os alunos que passam por esse drama. Por isso, tenha sensibilidade e peça a empatia também dos juvenis mais desinibidos.
Quem sabe, alguns de seus alunos sejam mais desenvoltos na igreja, mas também passem dificuldades de se expressar em outro ambiente. Ou ainda, outros podem se sentir destemidos para algumas situações, mas muito temerosos em outras áreas específicas. Seja como for, todos temos muito a aprender e sermos edificados por meio dessa lição.
Portanto, incentive que este tema seja levado para além da sala de aula. Os interessados podem formar um grupo de apoio, no qual possam trocar ideias, sugestões de métodos que os ajudaram, leituras e testemunhos sobre o assunto.
Além de todo conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, deixamos aqui a sugestão da leitura do livro “Não temas”, a fim de aprofundar a reflexão, sobre como o nosso Deus nos ajuda em cada uma de nossas limitações e fraquezas.
Na Bíblia, aparece 365 vezes a expressão: “Não temas”. Baseado nesta informação, o autor criou 365 devocionais, um para cada dia do ano, a fim de que o leitor desfrute de mensagens encorajadoras da Palavra de Deus.
Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!