Lição 8 – Deus encontra Elias na caverna
MEMÓRIA EM AÇÃO
“O Senhor Deus irá na sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo.” (Deuteronômio 31.8)
OBJETIVO
Que o aluno saiba que mesmo quando estivermos desanimados, Deus não desiste de nós e nunca devemos desistir dEle.
PONTO CENTRAL
Não estamos sozinhos, pois o Deus de justiça nunca desiste de nós.
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Sabemos que muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor os livra de todas (Sl 34.19). Que essa certeza o fortaleça junto à provisão de Deus para tudo o que precisar!
No próximo domingo, vamos ensinar aos Primários uma importante lição: Deus nunca desiste de nós!
Professor(a), que por meio da experiência de Elias, o Espírito Santo o reanime em todas as questões que você acabou “trancando em cavernas”. Quais motivos de oração você deixou de lado por desânimo? Talvez a espera pareça longa demais ou as circunstâncias por demais desfavoráveis. Contudo, hoje o Senhor está dizendo: não desista por que o Todo-Poderoso não desistiu! Ele tem o tempo e modo dEle. Mas creia que é infalível! Deus jamais esquece o que prometeu. Portanto, persevere!
Se há alguma tristeza, desânimo ou solidão levando você à caverna, submeta-as hoje à presença suave e poderosa do Espírito Santo, que pode mudar qualquer cenário. Por isso, encontre com Ele antes de encontrar com os seus alunos.
Como subsídio para essa lição, além de todo conteúdo pedagógico disponibilizado em sua revista, sugerimos uma brincadeira com o propósito de reforçar os aprendizados adquiridos, através do encontro de Deus com Elias na caverna.
Leve um TNT grande ou mesmo pedaço de tecido, ou lençol de tamanho adequado para improvisar uma cabana/caverna. Organize para que todos tenham a oportunidade de fazer o papel de Elias, que ficará dentro da “caverna” até ouvir a voz de Deus dizer: VEM ELIAS, EU NÃO DESISTO DE VOCÊ!
Previamente, peça outra criança voluntária (que também será revezada) para fazer o papel/voz de Deus. Explique que o “Elias” só deve sair quando tiver certeza de que é mesmo a voz do Senhor (da criança correta) o chamando. As demais tentarão fazer diferentes vozes parecidas. Use a criatividade e, se for o caso, permita que as crianças também incrementem a brincadeira.
Ao final, reforce que o melhor remédio quando nos sentirmos tristes ou desanimados não é nos isolarmos, mas sim, irmos ao encontro do nosso Deus Todo-Poderoso. Ele não rejeita os de coração quebrantado e salva os de espírito abatido (cf. Sl 34.18).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.