Inteligência emocional é um dos temas abordados do CAPED do Centenário
O segundo dia do CAPED do Centenário iniciou com a oração do pastor Flávio Marinho, presidente da CEADER. Logo a seguir, o Gerente de Publicações, pastor Alexandre Coelho continuou a temática sobre Escola Dominical.
Segundo o pastor Alexandre, a Escola Dominical precisa ter objetivos. O primeiro é ganhar almas para Jesus, pois, as pessoas não convertidas precisam ter lugar em uma Escola Dominical. Ela tem um papel fundamental na alfabetização e na educação cristã de crianças e adultos.
Em segundo lugar, a Escola Dominical desenvolve a espiritualidade e o caráter cristão dos alunos. Além de treinar o cristão para o serviço do Mestre e visa a renovação espiritual dos alunos. “O professor deve estar aplicado ao estudo da Palavra de Deus e precisa ser pontual. Você pode aprender sem um professor, mas não pode ensinar se não tiver alunos”, declarou o pastor.
Após a primeira aula, o pastor Isael de Araújo homenageou o presidente da CEADER, pastor Flávio Marinho, com uma placa alusiva ao momento e agradeceu pelo apoio. Em suas palavras, o pastor Flávio agradeceu à liderança da CGADB e CPAD em nome da CEADER. “A honra é a glória à Ele pertence”, disse.
A seguir, o pastor Douglas Baptista ministrou a segunda plenária do dia sobre Doutrinas Bíblicas. O pastor explicou sobre a Hamartiologia que é a doutrina do pecado e a Soteriologia, doutrina da salvação. O comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos citou a história de Martinho Lutero que, em busca de paz interior e após várias tentativas de buscar a mesma, com penitências e alto flagelos, estudando no convento leu em Romanos 1:37 “que o justo viverá pela fé” e isso mudou a sua vida.
Durante a aula, o pastor também enfatizou doutrinas como o Batismo nas águas, que deve ser feita em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e também sobre a Ceia do Senhor, que é um memorial que a igreja celebra.
A terceira plenária ficou com a irmã Telma Bueno que ministrou sobre Inteligência emocional. “No tempo que o pastor Antonio Gilberto escreveu esse livro, ninguém falava ainda de Inteligência emocional. É algo relativamente novo e extremamente importante para o servo do Senhor que atua na igreja”, explicou a professora.
Telma explicou que entendendo sobre Inteligência emocional, podemos compreender como se dá as emoções e os sentimentos. A professora também destacou que é necessário o professor ter esse equilíbrio para lidar com os seus alunos. “Não basta ter conhecimento só de Teologia e Bibliologia, temos conhecer outros assuntos. Vamos para um exemplo bíblico, Moisés era instruído em toda ciência, era um homem culto, mas não soube lidar corretamente com sua emoção e sentiu raiva e matou o egípcio. Quer ter saúde emocional, aprenda a gerenciar as emoções”.
Antes de finalizar a sua aula, Irmã Telma Bueno perguntou aos inscritos como andava as suas emoções e sentimentos. E ressaltou as bases da Inteligência emocional: Auto conhecimento (1Co 11.28); Auto cuidado (1 Tm 4.16; At 20.28) e Empatia. “O processo de ativação da mente precisa ter cuidado com os pensamentos, para gerenciar suas emoções e isso vai gerar atitudes, emoções e comportamentos”, finalizou a professora.
Após essas plenárias, o pastor Gil Monteiro fez a oração final dessa manhã.
Fonte: CPAD News
Texto: Luciene Saviolli – Fotos: Vitor Campos
Edição: Daiene Cardoso