Lição 09 – Isaque e Rebeca, um casal especial
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 24.9-20.
A MENSAGEM: “Vá até a minha terra e escolha no meio dos meus parentes uma esposa para Isaque” (Gênesis 24.4).
OBJETIVOS:
ENSINAR a história de Isaque e Rebeca;
DESTACAR a necessidade de disposição e obediência na juventude;
MOSTRAR que Deus cuida de cada detalhe da vida dos seus filhos.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, veremos a história de Isaque e Rebeca, a forma maravilhosa como Deus uniu este casal para que dessem sequência à descendência da promessa feita a Abraão (Gn 12.7). O dilema vivido por este casal é o mesmo observado na lição anterior com relação à Abraão e Sara: a esterilidade. Assim como sua sogra, Rebeca também não podia gerar filhos, mas, diferentemente da primeira história, essa dificuldade foi superada pela oração e submissão à vontade divina (Gn 25.21). Deus tem formas curiosas de operar em favor dos seus servos. Os dilemas fazem parte das histórias bíblicas. Muitas vezes, o impossível se fez presente e confrontou a fé dos escolhidos de Deus. Todavia, tudo o que Deus permitiu era para que o seu nome fosse glorificado (Rm 8.28).
O contexto da história de Isaque e Rebeca é marcado pela providência divina em contraste com a limitação imposta pela esterilidade. Quando na ocasião em que o servo de Abraão recebeu a incumbência de buscar uma esposa para o filho de seu senhor, a saber, Isaque, orar foi a estratégia certa para alcançar a vitória. Deus mostrou o caminho e a ocasião em que o servo de Abraão deveria encontrar Rebeca e trazê-la para se casar com o filho de seu senhor, isto é, com Isaque (Gn 24.12-21). Assim sendo, o mesmo Deus que providenciou essa direção sabia do desafio da esterilidade que seria enfrentado pelo casal. Mais uma vez, o Senhor operaria um milagre nessa família que Ele mesmo escolhera para sua glória.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “Como Sara, Rebeca foi estéril por muitos anos, e Isaque teve de suplicar ao Senhor o próximo filho da promessa. Dessa maneira, Deus enfatiza o princípio espiritual de que ter um relacionamento com Ele e cumprir os seus propósitos não acontece por meios naturais, mas pela ação sobrenatural de Deus. Ele decide conceder as suas promessas e bênçãos em resposta à oração e à fé” (p. 50).
A história de Isaque e Rebeca ensina algumas lições importantes. Em primeiro lugar, que Deus responde aos seus servos que buscam uma direção segura e confiou que Ele é poderoso para responder. O servo de Abraão teve essa experiência e foi bem-sucedido. A segunda lição que se destaca é que Deus responde a incessante oração quando o que pedimos está e acordo com os seus propósitos. A cura da esterilidade do ventre de Rebeca fazia parte do propósito divino para que as promessas feitas a Abraão se cumprissem. Deus providencia o milagre de acordo com os seus propósitos.
Professor(a), esta é uma rica oportunidade para encorajar seus alunos a buscarem com fé em oração algum milagre em Deus. Mostre aos seus alunos que os desafios da fé são oportunidades que recebemos a parte do Senhor para clamarmos a Ele e vermos a sua mão operar. Aproveite para convidar um aluno a testemunhar algum milagre como resultado de uma resposta de oração. Compartilhe também alguma experiência pessoal que Deus o tenha concedido. Ao final, exercite com os alunos um momento de oração.
Tenha uma excelente aula!