Lição 10 – Israel x Judá – A divisão do reino
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A DIVISÃO DO REINO
2. O REINO DO NORTE
3. O REINO DO SUL
OBJETIVOS
DISCUTIR o contexto da divisão do Reino unido de Israel;
APRESENTAR as características principais dos Reinos do Norte e do Sul;
REFLETIR sobre os motivos e as consequências da divisão.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Estamos vivenciando dias de grande terror global ao acompanhar perplexos as difíceis negociações para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, países que já foram um só território no passado. Aproveite o estudo dessa próxima semana, “Israel X Judá – a divisão do Reino”, para dedicar um momento de oração pelas vítimas que padecem nesse terrível cenário. Sugerimos também que você trace um paralelo entre o estudo da lição com os acontecimentos atuais.
Explique à classe que, apesar de não haver arma de fogo ou nuclear nos tempos do rei Roboão, da mesma maneira, os conflitos armados da época eram marcados por sangue inocente e prejuízo geral para ambos os lados. Saliente assim, a importância da sabedoria do Alto para liderar pessoas, ainda mais para governar uma nação. Ao final desta reflexão, propomos que vocês intercedam juntos por nosso país, assim como por todos os que padecem neste tempo decisivo de “nação contra nação e reinos contra reinos”, conforme predito por nosso Senhor Jesus, como sinais do “princípio das dores” (Mt 24.7).
Salomão foi muito assertivo, ao pedir exatamente sabedoria a Deus, quando em sonho foi visitado por Ele no início de seu reinado (cf. 2 Cr 1.7-12). O Senhor se alegrou por tal escolha o concedendo muito mais. Entretanto, ao longo de sua vida, o filho de Davi foi se distanciando da maneira de conduzir o seu povo ao único Deus. Como lemos, o rei Salomão foi inclinando o seu coração aos falsos deuses de suas muitas esposas, oriundas de outros povos e religiões (1 Rs 11.1-43):
“O Senhor, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao Senhor, mas afastou-se dele. Por isso, o Senhor ficou muito irado com Salomão e disse:
— Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha cidade” (vv. 9-13).
Leia com a classe o trecho destacado acima e reflitam juntos sobre a forma como até mesmo a sabedoria sem Deus pode levar a gravíssimas consequências.
Faça uma aplicação pessoal aos seus alunos: Assim como Salomão, muitos deles, hoje, amam a Deus, receberam promessas divinas, algumas até mesmo feitas aos seus pais, buscam a sabedoria e são inteligentes. Porém, se não permanecerem firmes, na contínua busca e dependência do Senhor, tudo isso não impedirá o sofrimento devido as quedas que nos sobrevém quando priorizamos outras coisas e pessoas, no lugar de Deus.
No caso de Salomão, ele se deixou levar pelas esposas e pela idolatria a falsos deuses. Mas lembre-os que “ídolo” e um “falso deus” é tudo aquilo que toma o lugar do Todo-Poderoso em nossas vidas e corações. Portanto, para uns pode ser o dinheiro, para outros uma paixão, uma pessoa, uma meta que vira obcessão, a influência, “fama”, curtidas, aparência, amizades, poder… A lista não tem fim. Proponha que eles reflitam e, em seguida, conduza-os em oração, clamando pela ajuda e o perdão do Senhor, caso alguém o esteja deixando em segundo lugar em suas vidas.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!