Lição 11 – Epístolas às Igrejas
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. TODAS AS EPÍSTOLAS
2. AS PRIMEIRAS EPÍSTOLAS
3. AS EPÍSTOLAS GERAIS
4. PROPÓSITO E RELEVÂNCIA
OBJETIVOS
CONHECER o número de Epístolas e suas autorias;
COMPREENDER o propósito geral das Epístolas;
ENTENDER a relevância das Epístolas para a Igreja atual.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como tem sido o preparo e decorrer das suas aulas? Oramos para que você não apenas transmita, como também receba mais do conhecimento, amor e graça do nosso Deus. Por isso, empenhe-se em ler com antecedência sua revista, as propostas didáticas e passagens bíblicas nela indicadas. Cremos que abençoará muito a sua vida, assim como a de seus alunos!
Como professor(a) de Escola Dominical, você é um canal da Palavra de Deus aos seus juvenis, ou seja, primeiro, a Palavra passa pelo seu coração antes de ser transmitida aos deles. Para exercer essa grande responsabilidade com êxito e zelo aos olhos do Senhor é preciso estar em constante busca e dependência do Espírito Santo.
Além de todo o rico conteúdo em sua revista, deixamos aqui também mais um subsídio sobre o tema da próxima aula, extraído da obra de estudo “A Mensagem do Novo Testamento”, da CPAD.
“As epístolas de Paulo são alguns dos primeiros documentos que temos no Novo Testamento e nos fornecem discernimento desse estranho movimento que começou no judaísmo, mas veio a ser conhecido como cristianismo. Nas primeiras décadas do cristianismo, Paulo escreveu a vários grupos de cristãos a fim de encorajar, exortar, advertir, repreender e, em geral, instruí-los. Ele podia extrair nascentes de conhecimento profundo do Antigo Testamento e dos ensinamentos de Jesus. E essas epístolas, localizadas no meio do nosso Novo Testamento, devem desempenhar um papel de incalculável importância na nossa compreensão de Jesus Cristo e sua missão entre nós.” (DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2009, p. 156).
Objetivando incentivar seus alunos a se aprofundarem no tema bíblico estudado, você pode passar como atividade extraclasse uma pesquisa sobre “curiosidades presentes nas cartas paulinas” ou “qual é sua epístola favorita e por quê?”
Reforce que, embora seja voluntário, haverá uma “recompensa saborosa” para quem trouxer um bom trabalho e junto da Supervisão de ED, procure proporcionar algo de comer, pode ser uma fatia de bolo, barra de chocolate ou um simples bombom. E, no momento da entrega, frise que a recompensa mais saborosa que podem ter é conhecer mais da Palavra de Deus e do Deus da Palavra que é poderosa e operante em nossas vidas, trazendo-nos frutos deleitosos até a Eternidade.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!