Lição 11 – Jesus ensina sobre o amor
Jesus ensina sobre o amor:
Assunto da Lição: Amor
Para memorizar: “[…] Quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” (1 João 4.21b).
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão conhecer os mandamentos e destacar que só consegue fazer o bem quem ama a Deus e ao próximo. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história bíblica:
A respeito da história bíblica de hoje, é importante que primeiramente ele faça sentido para você, professor, em especial no tocante ao amor pelo próximo. Não tem como os seres humanos amarem sem antes serem alcançados pelo amor divino. Também não tem como dizer que amamos a Deus sem antes termos o amor dEle dentro de nós. Para melhor compreensão e aplicação do texto bíblico desta lição, trazemos o seguinte trecho do Comentário Devocional da Bíblia de Lawrence O. Richards, publicado pela CPAD.
“Querendo justificar-se a si mesmo” (Lc 10.25–29). Aqueles “doutores da lei” que encontramos com tanta frequência em Lucas são rabis, ou sábios, que se dedicavam ao estudo do Antigo Testamento e do conjunto de interpretações que havia se desenvolvidoPLANO DE AULA PLANO DE AULA em torno dele naquela época.
O intérprete e mestre do judaísmo que agora abordou Jesus cometeu o erro típico dos membros da sua classe. Ele perguntou: “Que farei para herdar a vida eterna?”
Quando Jesus lhe perguntou a sua opinião, ele respondeu corretamente que a Escritura nos chama para amar a Deus de forma suprema, e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Estas duas exigências resumem a mensagem religiosa e moral do Antigo Testamento. Mas o fato dele estar “certo” criou um problema terrível. Pois Jesus então disse, “Faze isso e viverás!”
“Faze isso e viverás” são palavras que confrontam a todos com a impossibilidade de ganhar a salvação. Muitas das religiões do mundo possuem uma alta visão moral. Mas nenhuma dá aos seus membros a capacidade que eles precisam para “ir e fazer” o bem que a fé define.
Ao dizer ao doutor da lei de Deus para “ir e fazer” o que ele sabia ser certo, Jesus o forçou a encarar o fato da sua própria inadequação, e o convidou a olhar a Escritura com novos olhos. O que toda pessoa deve buscar não é mais leis para seguir em uma vã tentativa de
ganhar a salvação, mas um Deus que perdoa e ama, que providenciou um caminho para que os pecadores confessos cheguem até Ele.
“Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19–21). No relacionamento de Deus conosco, Ele é o iniciador. Ele ama primeiro. E o Seu amor faz toda a diferença.
É como se nós fôssemos um graveto molhado. Não temos nenhuma faísca de amor por Deus em nós; de nenhuma maneira podemos acender uma chama. Mas o amor de Deus nos envolve. Ele nos aquece e nos seca, e finalmente acende o fogo do amor nos nossos corações. No nosso relacionamento com Deus o amor lança fora o medo. No nosso relacionamento com os outros, o amor cria um cuidado verdadeiro.
O que João estava dizendo aqui é muito importante. Se o amor de Deus não tem aquecido, secado, e acendido o nosso próprio amor pelos outros, então ainda não aprendemos a amar a Deus. O mesmo amor que aquece o coração de Deus, aquece os nossos irmãos e irmãs.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus aluno