Lição 02 – Hebreus, uma carta sobre Jesus.
LEITURA BÍBLICA: Hebreus 1.1-4, 8, 9.
A MENSAGEM: “Mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo.” (Hebreus 1.2).
OBJETIVOS:
APRESENTAR uma visão panorâmica da Carta aos Hebreus;
EXPLICAR como Deus se revela;
APONTAR a superioridade de Cristo em relação aos anjos, a Moisés e a Arão.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, veremos um estudo detalhado sobre a proposta da Carta aos Hebreus. Embora não se saiba quem foi o autor da Carta aos Hebreus, trata-se de um material muito rico em detalhes a respeito da pessoa de Jesus. É importante considerar nesta primeira lição que os alunos precisam ter uma visão panorâmica da Carta. Ao longo do trimestre, maiores detalhes serão trabalhos com os adolescentes. No entanto, neste primeiro momento, torna-se indispensável considerar ao menos dois pontos importantes. O primeiro diz respeito à forma como Deus se revelou à humanidade. Deus falava com os seus servos, os profetas, que traziam as revelações da parte de Deus ao povo e, posteriormente, por seu próprio Filho Jesus Cristo, anunciando as boas-novas a todas as pessoas. O segundo tema, diz respeito à superioridade de Cristo em relação aos anjos, a Moisés e Arão.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal:
“Hebreus foi escrito principalmente para os cristãos judeus que estavam sob perseguição e esmorecimento. O escritor procura fortalecê-los na fé em Cristo, demonstrando cuidadosamente a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo. Demonstra que as disposições divinas para a redenção vistas no Antigo Concerto cumpriram-se e tornaram-se obsoletas pela vinda de Jesus e pelo estabelecimento de um Novo Concerto, mediante a sua morte vicária. O escritor anima seus leitores a: 1. manterem firme sua confissão de Cristo até o fim; 2. a prosseguirem para a maturidade espiritual; e 3. não volverem ao estado de condenação caso abandonem a fé em Jesus Cristo” (CPAD, 1995, p. 1897).
Com essa visão do propósito da Carta seus alunos terão à disposição uma visão mais ampla do que o autor quis trazer de ideia central. Se preferir, você pode enumerar as informações e deixar expostas no quadro ou no mural. Aproveite a temática para explicar aos seus alunos o que é Cristologia. Mostre que a Carta aos Hebreus trata-se de um estudo cristológico, haja vista que revela a humanidade, divindade e sacerdócio de Cristo. Abra espaço para perguntas sobre os assuntos relacionados na Carta e não deixe de responder cada dúvida no que for possível.
Boa aula!