Lição 02 – Miriã ajuda a mamãe.
Para os bebês até 11 meses:
Ensinar que Miriã ajudou a mamãe a cuidar do irmãozinho.
Para os bebês de 1 e 2 anos:
Explicar que Miriã tomou conta do irmãozinho quando ele estava no cestinho dentro do rio.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…] obedeça sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso” (Colossenses 3.20)
Olá, professora!
Além de ensinar aos seus bebês a respeito da ajuda, você também pode extrair importantes lições desta aula para a sua vida pessoal e também espiritual. Preciosas lições podem ser extraídas a partir da história de Miriã. Quando vemos Miriã pela primeira vez na narrativa bíblica, ela está envolvida em um dos mais incomuns trabalhos de babá: está a observar seu irmão Moisés, ainda bebê, em um berço à prova d’água, flutuando no rio Nilo.
Quando Moisés foi encontrado pela princesa do Egito, esta desejou adotá-lo como filho, mas percebeu que ele precisava de uma ama de leite. O rápido raciocínio de Miriã permitiu que Moisés fosse amamentado pela própria mãe.
Mas a participação de Miriã na história do povo hebreu não para por aí. Ela foi uma personagem atuante na história da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito e foi uma profetisa. Miriã então, é um exemplo de coragem, iniciativa, comunicação e confiança.
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas da vida de Miriã.
Depois que Miriã ofereceu a sua própria mãe para ser a ama de leite de seu irmão, observamos no decorrer da leitura bíblica que a “superproteção de Miriã, demonstrada nesse episódio, deve ter lhe causado dificuldades para aceitar que seu irmão caçula cresceu, pois na ocasião em que Moisés casou-se com uma mulher cuxita, Miriã criticou a sua escolha. Era natural que Miriã ficasse insegura. A questão não era o tipo de mulher com quem Moisés se casara, e sim o fato de que Miriã não mais seria a mulher mais importante na vida de Moisés, o líder de Israel. Por isso, ela questionou a autoridade do irmão: “Porventura, falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós?” (Nm 12.2a). Não há menção da resposta de Moisés, mas Deus rapidamente respondeu a Miriã e a Arão. Sem negar o papel de ambos em seus planos, Deus claramente demonstrou seu relacionamento especial com Moisés. E Miriã foi atingida pela lepra, uma doença mortal, como punição por sua insubordinação. Antes de criticar qualquer pessoa, precisamos pensar bem, para descobrirmos nossas motivações, pois nossa atitude podeter consequências desastrosas. O que costuma ser rotulado como ‘crítica construtiva’, na verdade, pode ser ‘inveja destrutiva’, uma vez que o meio mais fácil de parecer melhor é diminuir as qualidades da outra pessoa. Você está disposto a questionar suas motivações antes de fazer críticas? O dedo que você aponta não precisaria primeiro ser apontado para si mesmo?
Pontos fortes e êxitos:
- Pensava rápido sob pressão.
- Era uma líder bem-disposta.
- Era compositora.
- Era uma profetisa.
Fraquezas e erros:
- Teve inveja da autoridade de Moisés.
- Criticou abertamente a liderança de Moisés.
Lição de vida:
- As motivações por trás da crítica costumam ser mais graves do que a própria crítica.
Informações essenciais:
- Locais: Egito e Sinai.
- Familiares: Irmãos – Arão e Moisés.
A história de Miriã pode ser encontrada em Êxodo 2;15 e em Números 12;20. Ela também é mencionada em Deuteronômio 24.9; 1 Crônicas 6.3; Miqueias 6.4.”
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 195).
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Verônica Araujo