Lição 3 – Josafá escolheu ser fiel.
Assunto da Lição: Fidelidade
Para memorizar: “Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens” (Salmos 119.30)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados aprender que Deus sempre foi fiel e continuará sendo; e compreender que devemos ser fiéis a Deus em todas as circunstâncias. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história:
A respeito da história bíblica de hoje, é importante que primeiramente ela faça sentido para você, professor, no tocante aos seus relacionamentos interpessoais e, em especial, como a fidelidade a Deus está presente na sua vida e em seus atos. Não permita que os muitos afazeres interfiram e comprometam a sua fidelidade, que é uma das boas escolhas que você também precisa saber fazer. Para melhor compreensão e aplicação do texto bíblico desta lição, trazemos o seguinte trecho do Comentário Devocional da Bíblia de Lawrence O. Richards, publicado pela CPAD.
Louvor Antes da Vitória:
(2 Cr 20)
Acredito que todos nós sabemos que é adequado agradecer e louvar a Deus por Sua bondade, mesmo que às vezes esqueçamos. Este trecho, porém, aponta um aspecto inesperado do louvor. Podemos louvar antes de experimentar Sua bondade. Podemos louvar antes de receber o que pedimos.
Ameaçado por uma força de invasão maciça, Josafá conclamou toda a nação de Judá a recorrer a Deus. O próprio rei tomou a frente nas orações, admitindo a falta de poder de Judá e expressando total confiança em Deus. Em resposta, Deus falou por intermédio do profeta Jaaziel e prometeu a vitória. “A peleja não é vossa, senão de Deus”, proclamou o profeta. “Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco… não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco” (v. 17).
Imediatamente após receber esta palavra de Deus, o rei e o povo se prostraram para adorá-lo. E depois, “com voz muito alta”, alguns levitas levantaram-se e começaram a louvar a Deus.
O perigo ainda estava adiante. O exército invasor ainda ameaçava. Mas o povo de Deus começou a louvá-lo antes de conquistar a vitória prometida!
No dia seguinte, Deus realmente lhes deu a vitória. Os exércitos antigos muitas vezes eram compostos por uma variedade de povos, alguns contratados como mercenários e outros engajados como aliados. Neste caso, Deus fez os vários povos que compunham a força invasora se destruírem mutuamente antes da chegada do exército de Judá! Os louvores que ressoaram sobre os inimigos mortos eram tão altos e sinceros que deram um novo nome ao lugar: Beraca, “Vale de Louvor”.
Um dia, quando a vitória final for ganha, quando estivermos com Jesus no reino eterno de Deus, nossos brados e louvores também serão altos. Contudo, também somos chamados a louvá-lo agora.
Quando estamos com medo, somos chamados a louvar.
Quando estamos desanimados, somos chamados a louvar.
Quando enfrentamos qualquer inimigo, somos chamados a louvar.
E nós podemos louvar! Pois nós também temos as promessas de Deus. Você também pode “sair e enfrentar (dificuldades) amanhã”. Você também sabe que “o Senhor estará com você”.
E a certeza da presença de Deus conosco, é uma razão para louvar. Louvar mesmo antes da vitória.
Aplicação Pessoal:
Quando estiver desanimado ou com medo, louve a Deus porque, com certeza absoluta, Ele estará com você.
Citação Importante:
“A nossa confiança em Deus tem que ser colocada em prática a cada dia, e todos os dias, como se ainda nada tivesse sido feito”. – C. S. Lewis
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Verônica Araujo