Lição 04 – A lição da tempestade.
TEXTO BÍBLICO:
Marcos 4.35-41.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Aprender que Deus usa situações difíceis para exercitar a nossa fé.
Estimado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos aprenderão uma lição importante que os discípulos foram obrigados a aprender ao se depararem com uma terrível tempestade. O Mestre havia dado ordem aos discípulos para que atravessassem com o barco para a outra margem. Imediatamente, os discípulos obedeceram, mas não esperavam que no meio do caminho teriam de enfrentar uma forte tempestade (Mc 4.37). As ondas eram tão fortes que os discípulos entraram em desespero, pensando que iriam morrer. O Evangelho de Marcos relata que o Senhor Jesus dormia sobre uma almofada na parte de trás do barco. Então, o Senhor se levantou e acalmou a tempestade e fez cessar o vento. Os discípulos ficaram maravilhados com o poder de Deus, pois viram o Senhor repreender a tempestade apenas por uma ordem. Este, certamente, é um dos milagres mais emocionantes operados por nosso Senhor Jesus Cristo.
Note que alguns detalhes podem ser destacados e compartilhados com seus alunos. O primeiro diz respeito ao fato de que foi Jesus quem ordenou que seus discípulos atravessam para a outra margem do Mar da Galileia (v. 1). Este mesmo lago é conhecido também na Bíblia como Lago de Genezaré (Mc 6.53). Ele recebia o nome de Mar em razão das tempestades que sobrevinham ao lago e provocavam tempestades assustadoras. Outro ponto importante que pode ser compartilhado com seus alunos é que os discípulos, mesmo sendo pescadores experientes e acostumados com aquela situação, se desesperaram porque parecia ser uma tempestade diferente (Mt 4.18). E, por fim, mesmo Jesus estando no barco, eles não confiaram que o Mestre poderia operar maravilhosamente para fazer o mar se acalmar.
Ensinamentos extraídos da Lição:
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, o fato de Jesus ter ordenado que atravessassem para o outo lado do lago significava que Ele não daria uma ordem que eles não fossem capazes de cumprir. Jesus sabia do tamanho da tempestade que os discípulos teriam de enfrentar. Da mesma forma, o Senhor conhece as tempestades que nós também precisamos enfrentar (Rm 8.28). Em segundo lugar, o conhecimento dos discípulos não foi suficiente para lidar com a tempestade. Aquele desafio era diferente porque foi permitido por Deus. Assim sendo, reforce aos seus discípulos que os desafios que enfrentamos não fogem do controle de Deus (Cl 1.16, 17). E, por último, os discípulos se desesperaram com Jesus no barco, dormindo sobre uma almofada. Em nossas vidas, Jesus não dorme! O silêncio do Senhor, muitas vezes, pode ser interpretado equivocadamente como se Deus não se preocupasse com a situação difícil que estamos enfrentando. No entanto, a tempestade é apenas um teste para a nossa fé (Tg 1.12). O Senhor continuar a operar maravilhas quando menos esperamos!
Método sugerido:
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, realize a seguinte atividade. Encha várias bolas de aniversário e coloque uma grande quantidade em um saco de lixo. Convide os alunos para o centro da sala e, se preferir, afaste as mesas para abrir espaço. Em seguida, jogue as bolas para o alto e instrua os alunos a não deixarem as bolas caírem. À medida que os alunos cumprirem a ordem vá lançando mais bolas ao ar até que os alunos fiquem sobrecarregados com a quantidade de bolas. Depois, vá recolhendo as bolas que caírem e coloque novamente no saco de lixo. Ao final, explique que muitas vezes nos sentimos sobrecarregados sem saber como lidar com as situações. Mas o Senhor é aquele que nos ajuda quando mais precisamos.
Tenha uma ótima aula!