Lição 04 – O Espírito Santo na vida de Paulo.
A lição de hoje encontra-se em: Atos 9.1-31; 1 Coríntios 2.4, 5.
Tópicos da Lição:
1. O ENCONTRO DE SAULO COM O SENHOR JESUS.
2. PAULO, CHEIO DO ESPÍRITO.
3. OS DONS NO MINISTÉRIO DE PAULO.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta lição, veremos com maiores detalhes o encontro de Paulo com o Senhor Jesus no caminho para Damasco. Paulo, um terrível perseguidor dos cristãos, foi surpreendido com o próprio Jesus vindo ao seu encontro. Como o próprio Senhor revelou a Ananias, Saulo, como era conhecido antes da sua conversão, era um vaso escolhido para levar a mensagem do Evangelho aos gentios (At 9.15). Aos olhos humanos, Paulo jamais se converteria ao Evangelho, tendo em vista o seu extremo compromisso com a religião judaica. Ele era um hábil fariseu que aprendeu muito sobre o judaísmo aos pés de Gamaliel (At 22.3-5). A sua conversão foi recebida com muita desconfiança por parte dos discípulos. Tanto é que alguns questionavam se aquele que antes perseguia os cristãos, de fato, teria aceitado a fé em Jesus (Gl 1.22-24).
A lição inicia o primeiro tópico abordando o encontro de Paulo com o Senhor Jesus. O perseguidor cruel dos cristãos do primeiro século se converteu. Ele viu uma forte luz que o levou a cair. Muitos interpretam este episódio como se Paulo tivesse caído de um cavalo. A Bíblia, porém, não nos oferece essa informação. Apenas relata que ele teria caído ao chão em virtude da forte luz que se deparara e da voz do Senhor Jesus que ouvira sair da luz: “Eu sou Jesus, aquele que você persegue” (At 9.5). O fato é que daquele dia em diante a vida de Paulo nunca mais foi a mesma. Nesse dia, ele ficou cego e os seus companheiros de viagem o conduziram até Damasco. Ali naquela cidade, o Senhor enviou Ananias para que orasse por ele. Mesmo assustado, Ananias cumpriu a missão e encontrou Paulo que estava sem enxergar há três dias. Assim que Ananias orou, Paulo tornou a ver (At 9.17, 18). Da mesma forma, também fomos alcançados por Deus quando ninguém estava nos vendo.
O segundo tópico da lição descreve os dons do ministério de Paulo. O livro de Atos relata que, logo após a sua conversão, Paulo já demonstrou disposição para evangelizar e, por causa disso, foi perseguido. Depois de escapar em um cesto que foi decido pela muralha da cidade, Paulo se juntou aos demais apóstolos e continuou a pregar o Evangelho. Há muitos que afirmam equivocadamente que o apóstolo Paulo teria aprendido tudo sobre o Evangelho da parte de Deus apenas por revelação. No entanto, o apóstolo recebeu sim a revelação da parte de Deus e não de homens (Gl 1.11, 12), mas essa compreensão contou com a colaboração dos demais irmãos que o ajudaram na caminhada (At 9.10, 11, 26-30). Isso nos ensina que ninguém faz nada sozinho, precisamos da ajuda de pessoas que Deus levanta para nos ensinar as verdades fundamentais do Evangelho.
O terceiro tópico finaliza descrevendo como se deu o ministério de Paulo entre os gentios. A Bíblia diz que Paulo debatia e convencia com sabedoria e autoridade aos judeus que moravam em Damasco (At 9.19, 20). E não apenas a sua sabedoria se destacava como também a sua coragem e entrega pela causa do Evangelho. O apóstolo Paulo arriscou por várias vezes a sua vida para pregar a Palavra em várias regiões da Europa e da Ásia do mundo antigo. Ao seu lado, ele teve vários colaboradores que o ajudaram em tempos difíceis de luta e perseguições. Dentre eles, podemos citar alguns: Barnabé, Silas, Priscila e Áquila, Timóteo, Tito, Silvano e até mesmo João Marcos (At 9.27; 15.40; 18.1-4; 16.1-3; Tt 1.4, 5; 1 Ts 1.1; Cl 4.7-17).
Professor(a), para fixar os ensinamentos ministrados nesta lição, reúna os seus alunos e converse sobre a trajetória de Paulo na Obra de Deus. Desenhe no quadro uma linha do tempo com os principais eventos que ocorreram na vida do apóstolo e destaque o que podemos aprender a partir do seu exemplo. Aproveite a ocasião e peça a colaboração dos alunos para pontuar quais lições podem ser extraídas da história do apóstolo. Ao final, reforce que assim como ocorreu com Paulo, também temos um chamado de Deus. Em virtude de vivermos este chamado, nós também passaremos por perseguições e enfrentaremos oposições. Mas o nosso Deus será conosco. O próprio apóstolo Paulo declarou em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses que “Aquele que os chama é fiel e fará” (1 Ts 5.24).
Que Deus abençoe a sua aula!