Liçõa 04 – A questão da fé na carta aos hebreus.
LEITURA BÍBLICA: Hebreus 11.1-6.
A MENSAGEM: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hebreus 11.6).
OBJETIVOS:
EXPLICAR o conceito bíblico de Fé;
APRESENTAR a galeria dos heróis da fé;
DESTACAR a importância da fé na vida do cristão.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta semana, seus alunos aprenderão sobre a questão da fé na Carta aos Hebreus. Este tema está muito presente na Carta. Não é à toa que nesta Carta encontramos a natureza da fé, assim como a lista dos heróis da fé do Antigo Testamento que tiveram grandes experiências com Deus (Hb 11). Além de tratar sobre a natureza do Filho de Deus, mostrar sua superioridade aos anjos e a Moisés, Hebreus também nos mostra o papel de nosso Senhor como Sacerdote da nossa alma (Hb 2.7-10; 3.3; 4.14). É Ele quem intercede por nós a destra de Deus, um sacerdote que compreende as nossas fraquezas, pois Ele mesmo padeceu humanamente para revelar a sua identificação com os homens (Hb 4.15). Embora tivesse as prerrogativas divinas, nosso Senhor Jesus esvaziou-se de si mesmo e, fazendo-se semelhante aos homens, honrou a Deus Pai, sendo obediente até o fim para nos dar o exemplo (Fp 2.5.9).
Um dos pontos centrais que se destacam na lição está a natureza da fé. O que é a fé? A Carta aos Hebreus explica que “a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1). De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “O capítulo 11 demonstra que a fé verdadeira e duradoura envolve confiar em Deus em todas as circunstâncias. Esta confiança permite que o crente permaneça fiel a Deus e à sua Palavra em todos os momentos. A fé age de acordo com a Palavra de Deus e confia completamente nas suas promessas. Não baseie a sua esperança em circunstâncias visíveis, mas na confiança das realidades espirituais (v. 1). Essa fé nos permite ter um relacionamento correto com Deus (v. 4). Ela nos leva a buscar um relacionamento mais profundo com Ele (v. 6), a confiar em sua bondade (v. 6), ter plena confiança em sua Palavra (vv. 7, 11), obedecer aos seus mandamentos (v. 8), basear nossas vidas em suas promessas (vv. 13, 39), rejeitar os maus caminhos deste mundo atual (v. 13), buscar um lar celestial (vv. 14-16; cf. 13.13-14), suportar grandes desafios e dificuldades (vv. 17-19), inspirar a fé nas gerações futuras (v. 21), se recusar a ter parte em prazeres pecaminosos (v. 25), suportar as perseguições (v. 27), executar obras e milagres poderosos pelo poder de Deus e para a sua honra (vv. 33-35), sofrer por amor a Deus (vv. 25, 35-38), e não retornar aos caminhos inúteis e ímpios do mundo (vv. 15-16)” (2022, p. 2319).
Portanto, o exercício da fé faz parte da jornada do crente rumo à eternidade. Diariamente, o crente tem a sua fé desafiada e é submetido a duras provas, seja por meio de provações que o próprio Deus permite ou por meio de tentações e perseguições que advém da parte de Satanás. Por essa razão, caro(a) professor(a), aproveite a temática da aula e convide os seus alunos para elaborarem juntos na lousa um mapa conceitual. A atividade funciona da seguinte forma: escreva a palavra FÉ no centro do quadro. Em seguida, faça perguntas aos alunos sobre o que a Bíblia ensina sobre a fé. Deixe que expressem o que sabem sobre a fé, inclusive, que deem exemplos. À medida que os alunos expressarem o que sabem, escreva no quadro as frases no entorno da palavra FÉ. Ao final, junte as informações e forme o conceito de FÉ juntamente com os alunos.
Tenha uma excelente aula!