Lição 04 – O amigo que escolheu fazer o certo.
Assunto da Lição: Orgulho
Para memorizar: “O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça” (Provérbios 16.18)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a entender que o orgulho não agrada a Deus e aprender que Ezequias reconheceu que o orgulho não traz bênçãos. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores:
A história do rei Ezequias traz ensinamentos valiosos para nós. Um desses ensinamentos é reconhecer o poder que a minoria tem. “Durante um período de cem anos da história de Judá (732-640 a.C.), Ezequias foi o único rei fiel. Ainda assim, fez uma grande diferença para melhor! Graças à fé e às orações de Ezequias, Deus o curou e salvou Jerusalém dos assírios. Você [e seus alunos] também pode[m] fazer a diferença para melhor mesmo que, em razão de sua fé, você faça parte da minoria. A fé no poder do único Deus verdadeiro pode realizar mudanças em qualquer situação.”
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal para meninas. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 461).
Ensinando a história:
A respeito da história bíblica de hoje, é importante que primeiramente ele faça sentido para você, professor, no tocante ao orgulho que muitas vezes pode querer encontrar lugar em seu coração. Quantas vezes você pode ter pensado que sua classe está bem-sucedida por algum mérito seu? Não permita que a soberba, acompanhada do orgulho, interfira e comprometa a sua busca e dependência da presença divina. Para melhor compreensão e aplicação do texto bíblico desta lição, trazemos o seguinte trecho do Comentário Devocional da Bíblia de Lawrence O. Richards, publicado pela CPAD.
“[Ezequias] virou o rosto para a parede” (2 Rs 20.1–8). Ao virar o seu rosto para a parede, Ezequias dispensou Isaías. Ele também se concentrou inteiramente no Senhor, e depositou a sua esperança na oração.
O incidente relatado aqui aconteceu alguns anos antes da invasão assíria, mas depois da reforma religiosa de Judá feita por Ezequias. A oração de Ezequias reflete os sentimentos de muitos que se acham sofrendo, apesar de andar diante de Deus “em verdade e com o coração perfeito”. A pessoa piedosa não merece o melhor das mãos de Deus?
Deus ouviu a oração de Ezequias, e considerou a sua fidelidade. Deus prometeu curar Ezequias e também que defenderia Jerusalém do rei da Assíria.
“Ezequias lhes deu ouvidos” (2 Rs 20.12–21). A decisão de Ezequias de mostrar os tesouros foi, no mínimo, imprudente. A riqueza mencionada na Escritura incluía pelo menos uma tonelada de ouro e, de acordo com os registros assírios, aproximadamente 30 toneladas de prata que, posteriormente, foram levadas pela Assíria! Por fim este mesmo tesouro seria arrancado da Assíria pela Babilônia, e os descendentes de Ezequias iriam para a escravidão.
Às vezes, a gratidão de Ezequias por “paz e segurança em meus dias” (2 Rs 19.20, ARA) é criticada. No entanto, estes dias de vida são tudo o que temos, e o desafio de Deus para nós é que os vivamos bem. As gerações futuras deverão enfrentar os desafios do seu próprio tempo. Ezequias reconheceu esta realidade, e se mostrou agradecido pelo fato de Deus dar paz ao seu povo enquanto ele vivesse.
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos
Verônica Araujo