Lição 05 – Felipe e o moço da carruagem.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Que a criança compreenda a importância de obedecer a Deus.
PREZADA PROFESSORA:
“Quando uma criança coloca a mãozinha na sua, essa mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate, ou suja, por ter o seu dono andado brincando com o cachorro. Pode haver uma verruga no lado de dentro do polegar, ou um curativo cobrindo uma feridinha no anelar. Mas a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revólver; tocarão muito bem o órgão da igreja, ou farão rodar as máquinas de jogos, que roubam o sustento de mulheres e crianças; tratarão com ternura as feridas de um leproso, ou tremerão com o resultado da degeneração que o álcool produz no cérebro humano. Agora, essa mãozinha está entre as suas. Está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, e cujo crescimento diário é sua responsabilidade” (Moody Monthly).
CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS:
“As crianças parecem ter o dom da alegria. Certamente possuem um dom concedido por Deus, que as torna capazes de brincar nas circunstâncias mais adversas. Observou-se que mesmo nos campos de concentração nazistas, esfomeadas e maltratadas, as crianças ainda arranjavam meios de divertir-se. Como afirma o autor Claudionor de Andrade, “Têm as crianças uma reserva de energia tão inesgotável, que são capazes de entregar-se aos seus jogos e folguedos do arrebol ao entardecer”. Acerca do mesmo tema, escreve Toulet: ‘As crianças vivem intensamente embriagadas: embriagadas de vida’. Se isto se aplica às crianças em geral, quanto mais às do maternal, que se acham na fase do comer e dormir, para depois despender a energia acumulada!
Se o brilho de uma criancinha se apaga, alguma coisa está errada; algo muito doloroso ou sujo atingiu-lhe a alma. Possam os professores do maternal serem usados por Deus para alimentar cada vez mais, nesses coraçõezinhos, a chama da verdadeira alegria – a alegria da salvação” (Marta Doreto).
ESPAÇO DA HISTÓRIA:
Para melhor compreensão e aplicação do texto bíblico desta lição, trazemos o seguinte trecho do Comentário Devocional da Bíblia de Lawrence O. Richards, publicado pela CPAD.
“Descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo” Atos 8.4–7. Filipe era um dos sete “diáconos” escolhidos para distribuir alimento aos necessitados (6.1–7). Aqui, nós o vemos pregando e realizando milagres em Samaria. Outro “entregador de alimentos” tinha sido promovido, no exército de Deus!
O que é realmente importante, no entanto, é o fato de Filipe ter pregado em Samaria. A religião samaritana era uma forma pervertida de judaísmo, e os samaritanos eram vistos com hostilidade e desprezo pelos judeus. Filipe, no entanto, os considerava seres humanos, pelos quais Cristo tinha morrido, e lhes pregou Cristo.
A maneira como nós classificamos as pessoas determina, em grande parte, a maneira como nos relacionamos com elas. Nós, cristãos, não devemos classificar as outras pessoas por grupos raciais ou socioeconômicos, nem mesmo por categorias como viciado em drogas, homossexual ou condenado. Nós devemos considerar os outros crentes como irmãos e irmãs no Senhor. E devemos considerar cada não cristão como um candidato à salvação – como uma pessoa a quem Deus ama, e por quem Cristo morreu.
“E eis que um homem etíope, eunuco… regressava” Atos 8.26–35. Normalmente, “eunuco” indica um homem que foi castrado. Era muito comum, em tempos antigos, que os governantes castrassem rapazes e os treinassem para tarefas administrativas. A teoria era que, sem terem uma família com que se preocupar, eles seriam mais fiéis ao governante ao qual servissem.
Na época, o termo “eunuco” era usado em algumas sociedades como um título para determinados oficiais, fossem eles castrados ou não. Assim, não podemos ter a certeza de que este importante oficial etíope fosse um eunuco no sentido literal do termo. É tentador pensar que fosse, simplesmente porque a Lei do Antigo Testamento proibia que estas pessoas participassem da adoração no templo. Como deve ter sido emocionante, para o etíope, quando Filipe o ensinou a perceber que, em Cristo, Deus receberia até mesmo a ele.
Todos são bem-vindos em Cristo. Quaisquer que sejam os antecedentes da pessoa, o que quer que ela tenha feito, ou não, há lugar para ela. As Boas Novas para todos os desprezados e parias são: pode entrar!
“Como poderei… se alguém me não ensinar?” Atos 8.31–40. Muitas pessoas não compreendem verdadeiramente o que leem. Isto é frustrante para aqueles dentre nós cujo ministério é o de escrever. Mas é emocionante para todos os demais.
Eu me comunico pelo computador. Mas você tem a oportunidade de explicar aos amigos, ou a vizinhos, ou a pessoas que você encontra, face a face, a maravilhosa mensagem que levou à feliz conversão do eunuco etíope.
Eu fiquei sabendo (pelos editores) que os autores são (ou eram, antes que aparecessem os evangelizadores da televisão) os “astros” do cristianismo. Tendo recebido pouca bajulação, não estou convencido disto. Mas estou convencido de que o ministério mais eficiente e mais emocionante que há é a simples explicação, face a face, do Evangelho, a alguém que deseja compreender o que leu ou ouviu.
Por que não pedir a Deus que lhe envie, hoje, a alguém como o eunuco etíope?
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS:
Ofereça as crianças giz de cera. Providencie uma folha de papel pardo e estenda a folha no chão do Espaço das Artes. Reúna as crianças ao redor da folha. Depois faça uma breve recapitulação da história de Filipe e do empregado da rainha. Em seguida peça que as crianças desenhem e pintem a carruagem do moço e os pergaminhos que levava.
ATÉ LOGO
Arrume a sala com a ajuda das crianças. Ore com os alunos pedindo ao Papai do Céu que os ajude a serem obedientes. Estimule a curiosidade dos alunos dizendo que na próxima aula eles aprenderão sobre um homem transformado por Jesus. Despeça-os carinhosamente.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo