Lição 06 – Samuel: Privilégios e responsabilidades de um vocacionado.
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É SAMUEL?
2. ALGUÉM QUE SABE O QUE QUER
3. ICABÔ OU EBENÉZER?
4. UM CHAMADO QUE NOS MOVE
OBJETIVOS:
EXPLICAR o contexto do nascimento de Samuel e seu chamado;
EVIDENCIAR sua fidelidade em meio à apostasia;
DESTACAR as responsabilidades de um vocacionado.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como tem sido o preparo e decorrer das suas aulas? Oramos para que seja mais do que um momento de ensino, mas também de muito aprendizado junto ao Senhor e seus alunos. Um bom professor nunca deixa de ser aluno, de ter sede de aprender, de compartilhar e dedicação genuína para pôr o aprendizado em prática. Sob essa perspectiva, que seus juvenis se inspirem em você para serem tanto bons discípulos e quanto bons discipuladores.
A cada aula, sementes preciosas da Palavra são lançadas nos corações dos juvenis. Talvez, você não veja a colheita de muitas delas com os olhos naturais, mas contemple-as pelos olhos da fé (Hb 11.1), todos os dias, fortalecendo-se no seu ministério.
Além do rico conteúdo em sua revista, deixamos aqui também mais um subsídio sobre o tema da próxima aula, extraído da obra devocional “365 Mensagens Inspiradas em Personagens da Bíblia”. Inspire-se na vida de Samuel, tornando-se você também um testemunho de integridade, caráter e bom serviço ao Senhor até o fim de seus dias.
“À medida que Samuel preparava-se para transferir a liderança para Saul, o novo rei de Israel, ele fez um discurso de despedida. Samuel pediu à massa reunida que julgasse a sua vida. Entre tantas palavras, ele lançou este desafio: ‘Examinem meus registros. Se fiz algo errado, digam-me agora!’
A multidão unanimemente afirmou que a vida de Samuel era absolutamente íntegra. ‘Você nunca nos fraudou ou oprimiu’, eles responderam. ‘Você nunca tirou nada das mãos de ninguém’. Em outras palavras, a reputação de Samuel era sem mancha. Deus havia planejado este testemunho para desafiar Saul, mas isso também honrou a vida de fidelidade de Samuel.
Você teria coragem de levantar-se diante dos seus colegas de classe, vizinhos, membros da família, colegas e membros da igreja e perguntar a mesma coisa? Por que sim ou por que não? Coloquemos de outra maneira: imagine-se nomeado para uma alta posição do governo. Repentinamente, a mídia está cavando a sua história pessoal em busca de sujeira. Eles encontrariam alguma coisa?
Se você não tem vivido uma vida autêntica, clame pelo perdão e purificação oferecido por Cristo. Então pense em uma atividade específica que você precisa parar de fazer e uma outra que precisa começar a fazer, de forma que seu comportamento se encaixe com aquilo que você afirma crer.” (LUCAS, Daeyl. KENDRICK, Michael. 365 Mensagens Inspiradas em Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 93).