Lição 07 – A menina que ajudou Naamã.
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar ao bebê que o Papai do Céu cura as pessoas.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Explicar que uma menina ajudou Naamã a conhecer o Papai do Céu.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “O Senhor protege os que o amam […]” (Salmos 145.20).
A Paz do Senhor, querida professora! Como você tem passado? Nunca se esqueça de que você tem o melhor intercessor do Universo junto ao Pai: “[…] o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor” (Rm 8.26 – NTLH).
Nesta semana, uma amiga compartilhou uma frase muito propícia ao tema da nossa próxima aula: “Nunca é pequeno o que se faz com amor”. Guarde isso em seu coração e não deixe que nada nem ninguém diminua a importância do seu trabalho como oferta ao Senhor.
Não podemos nos esquecer que tamanho, quantidade, holofotes, honra humana, nada disso impressiona ao Todo-Poderoso. A sua Palavra deixa claro que Ele ama ao que dá com alegria (2 Co 9.7). Por isso, seja qual for a oferta, que seja dada com e por amor. Afinal, como o próprio Senhor disse, Ele olha o coração e não apenas as obras (1 Sm 16.7). Como o apóstolo Paulo compreendeu e compartilhou: “Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, SE NÃO TIVER AMOR, NADA DISSO ME VALERÁ” (1 Co 13.3).
Na próxima aula, aprenderemos gloriosas lições com uma criança da Bíblia, lembrando-nos de que o Senhor ainda opera proezas por meio dos pequeninos e de pequenos atos (1 Co 1.26-29).
Naamã era um dos homens mais importantes do seu tempo. Tinha dinheiro, autoridade, respeito, status, família, empregados… Porém, ele não tinha o que mais desejava e nem todos os seus bens poderiam comprar: saúde. Ele precisava de algo impossível – a cura de uma enfermidade incurável, bastante estigmatizada, que não só atacava a sua pele, como também seus nervos e órgãos. Além de provocar uma morte lenta, dolorosa e solitária, tal enfermidade faz as pessoas perderem a sensibilidade ao toque. Pense no medo de serem tocadas por seus entes queridos, e contaminá-los. Você já imaginou viver tal sentença de morte, sem sequer poder receber um abraço?
Muitas pessoas, hoje, mesmo as que parecem mais orgulhosas ou até repulsivas, precisam de um abraço. Lembremo-nos de que o amor de Jesus pode curar “lepra” ainda mais grave: a que acomete os corações. E você pode ser o instrumento dEle para esse milagre, tal como aquela menininha Israelita foi para Naamã.
Como aquele homem poderia prever que a resposta de toda a sua angústia estava debaixo do seu próprio teto? Como poderia imaginar que a direção para a realização do seu maior sonho viria de uma menininha israelita, a quem ele escravizou? Até hoje o nosso Deus age de maneiras misteriosas. Mas com o mesmo infinito amor e poder. Quem sabe a resposta para as suas orações venha de onde você menos espera, como foi com Naamã? Quem sabe o Senhor não quer usar VOCÊ como usou aquela bondosa menina, para ser instrumento de cura para alguém que te fez mal? Quem sabe a sua própria cura na alma não venha desta forma, orando ou ajudando alguém que te magoou?
Oramos para que, por meio desta lição, o Senhor opere em sua vida e levante em sua classe crianças que sejam instrumentos dEle para levar cura, não só física como também da alma, para muitos perdidos e desenganados, como Naamã. Profetize isso, desde já, sobre os seus pequeninos!
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!