Lição 9 – Ester: De exilada à rainha honrando a Deus e à sua identidade.
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É ESTER?
2. UMA RAINHA EXILADA
3. O PALÁCIO MUDA VOCÊ?
4. AGARRE UMA OPORTUNIDADE
OBJETIVOS:
MOSTRAR as condições de órfã e exilada de Ester; EVIDENCIAR a fidelidade de Ester e o seu senso de propósito; REFLETIR sobre a importância de aproveitar as oportunidades.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como está a sua vida? Sabemos que muitas são as aflições dos justos, assim como os livramentos providos pelo nosso Deus (Sl 34.19).
Diante dos desafios diários de um cristão num mundo decaído, que possamos focar mais na infinita graça do Pai do que nas nossas lutas e marcas de batalhas na caminhada. Afinal, para os que são chamados por Deus, até mesmo as mais árduas dificuldades cooperam para um bem, para um propósito maior do Todo-Poderoso em nós e através de nós (cf. Rm 8.28).
A lição que ensinaremos aos juvenis, no próximo domingo, é um belíssimo exemplo. Deus mudou o cativeiro da órfã Ester, levando-a ao trono do maior império de sua época. Os valores e mandamentos divinos, transmitidos por seu primo Mardoqueu, quem a adotou devido a morte de seus pais, prevaleceram em momentos decisivos, possibilitando estender a bênção de sua posição como rainha para todo o seu povo.
Quem detém algum conhecimento sobre as práticas do Rei Assuero, compreende que Ester foi muitíssimo corajosa, além de obediente e grata. Ao chegar ao “topo”, ela não se ensoberbeceu, não ficou indiferente as pessoas de posições inferiores, não abandou quem a criou, nem os aprendizados ao longo de sua vida como órfã e israelita cativa. Tantas são as lições preciosas que podemos aprender com Hadassa, não é mesmo?! Contudo, antes de transmiti-las aos seus alunos, permita que o Espírito Santo, primeiramente, trabalhe-as em você.
Aproveite a oportunidade para abordar o tema “família”, com muita sensibilidade e sabedoria. Pode haver órfãos na sua classe; alguns até mesmo de pais vivos, voluntariamente ausentes. Por isso, frise a forma como Deus é o nosso Pai Celestial e provê pessoas para nos amarem, orientarem e cuidarem de nós, assim como Mordecai cuidou de Hadassa.
Comumente, uma das características mais reforçadas sobre Ester é a sua aparência. De fato, a Bíblia destaca a sua beleza. Contudo, um olhar mais atento sobre ela e sobre todo o livro, revela que a sua aparência física era apenas a “cereja do bolo”. Afinal, fica evidente no livro bíblico que Ester foi bem-sucedida pelo que ela possuía em seu interior; foram seus atributos de caráter e espiritualidade que a mantiveram em uma posição de honra. E mais ainda, o que a motivou a arriscar toda regalia e poder que possuía a favor dos desfavorecidos do seu povo.
“[…] a moça conquistava a simpatia de todos os que a conheciam” (Ester 2.15b – NTLH)
Portanto, sugerimos que você também aproveite o tema para trabalhar possíveis inseguranças e baixa autoestima ligadas à aparência, algo sobre o qual há grandes estigmas, complexos e preocupações, na faixa etária de seus alunos.
Promova a reflexão de que todos são diferentes, possuindo uma beleza única, por serem criados por um Deus infinito em amor e criatividade; contudo, igualmente belos aos olhos do Criador.
Reforce que o mais importante que temos em nós não pode ser visto em um espelho, mas sim em nossas palavras e atitudes, pois são elas que revelam os nossos corações. O Senhor continua a procurar corações bondosos e obedientes. Que Ele encontre em você e na sua classe.
Após aplicar a lição e todo conteúdo pedagógico presente em sua revista, ore com a sua classe, abençoando cada juvenil. Clame ao Senhor a fim de que Ele os fortaleça para não se abaterem diante das circunstâncias externas difíceis da vida. Ao contrário, que assim como Ester, escolham ser instrumentos do Senhor para abençoar todos ao seu redor.
O Senhor Jesus abençoe você e sua classe! Ótima aula.