Lição 10 – Vamos conhecer a 2ª carta de João.
LEITURA BÍBLICA: 2 João 4-11.
A MENSAGEM: “Esse amor quer dizer isto: viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Como vocês ouviram desde o começo, o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros.” (2 João 6)
OBJETIVOS:
MOSTRAR uma visão panorâmica da Segunda Carta de João;
REVELAR a relação entre a verdade e o amor na fé cristã;
DESTACAR como devemos lidar com os falos mestres.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
A aula desta semana tem como assunto central a relação entre a verdade e o amor de Deus no exercício da fé cristã. Na Segunda Carta escrita pelo apóstolo João, veremos que os cristãos do primeiro século enfrentaram muitos falsos ensinamentos que tinham como finalidade desviá-los da verdadeira fé. Por essa razão, nas primeiras palavras da Carta o apóstolo enaltece o testemunho de fé dos irmãos que têm permanecido fiéis aos ensinamentos do Evangelho (2 Jo 4). Em seguida, o apóstolo reafirma a mensagem que desde o princípio receberam: “que nos amemos uns aos outros” (v. 5). A prática de seguir na verdade deveria ser acompanhada de obras que comprovassem uma fé não fingida. A prova da fé verdadeira se revelaria na caridade sincera para com o próximo, bem como pela perseverança na sã doutrina (v. 9).
Nesse sentido, o Guia do Leitor da Bíblia traz uma exposição sobre o propósito desta Carta que, apesar de curta, discorre de assuntos que são enriquecedores para a igreja dos dias atuais:
“É provável que esta curta epístola à senhora eleita tivesse sido endereçada a uma igreja e a seus membros. A exemplo de 1 João, a carta destaca a importância do amor e a o associa à obediência. A carta acha-se dividida em três partes: saudação (vv. 1-3), aconselhamento e advertência (vv. 4-11) e conclusão (vv. 12-13).
Resumo do capítulo. A saudação de João mostra a união da verdade com o amor, pois os que conhecem e vivem a verdade em Jesus estão unidos numa comunidade de amor (vv. 1-3). João ficou muito satisfeito ao saber que alguns na comunidade de fé andam em conformidade com a verdade de Deus, mas os estimula a um amor e obediência ainda maiores (vv. 4-6). Sua exortação, no entanto, está acompanhada de uma advertência. São muitos os enganadores identificados por negarem que Jesus é Deus feito carne. Assim, aos que se aproximarem da igreja, sem afirmação clara da divindade de Jesus, não os recebais em casa (vv. 7-11). Finalmente, João expressa seu desejo de visitar uma pessoa e envia saudações (vv. 12-13)” (CPAD, 2005, p. 897).
Professor(a), enfatize na aula desta semana que a verdadeira fé e o verdadeiro amor não se resumem ao discurso. Eles se comprovam na prática dos ensinamentos da Palavra de Deus para nossas vidas. Organize a classe em duplas e peça para cada dupla conversar e anotar em uma folha à parte alguns exemplos de situações em que o verdadeiro amor cristão é praticado. Peça também que exemplifiquem situações que se parecem com o amor, porém, são apenas atos de caridade. Ao final as duplas apresentam para a classe o que conversaram.
Tenha uma ótima aula!