Lição 13 – O amigo que escolheu construir sobre a rocha
Assunto da Lição: Sabedoria
Para memorizar: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso […]” (Tiago 1.5)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a saber que pode pedir sabedoria a Deus e Ele concederá; e entender que deve fazer suas escolhas com sabedoria. Além disso, leve as crianças a compreenderem que ser sábio é ouvir e obedecer a Jesus; a obediência a Jesus nos torna firmes como uma casa na rocha e quem não ouve e não obedece está construindo sua vida na areia. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta. Lembre-se: mais do que ensinar, você está ministrando o amor de Deus ao coração da criança.
Ensinando valores:
Trabalhar valores espirituais na classe do Jardim de Infância é muito importante porque agora as crianças estão se posicionando enquanto seres na sociedade. Na igreja, é primordial que a criança seja estimulada a compreenderem que ser sábio é ouvir e obedecer a Jesus. Daí a importância da obediência que revela a sabedoria da pessoa.
Diga: “Ser sábio é ouvir Jesus e obedecer. Vamos pensar juntos:”
· Quando eu obedeço papai e mamãe, estou construindo sobre a rocha.
· Quando trato bem meus amigos, estou sendo sábio.
· Quando oro e escuto a Palavra de Deus, estou firme como a casa na rocha.
Ensinando a história:
Enquanto ministra a sua aula, seja entusiasta e amorosa. As crianças aprendem muito pelo exemplo. Mantenha a aula dinâmica, interativa e com linguagem acessível. Use recursos visuais sempre que possível. E reforce a mensagem central desta lição: ser sábio é obedecer a Jesus.
Conte a história de forma envolvente, com linguagem simples, e faça uso de expressões faciais, voz animada e objetos visuais. Incentive as crianças a participarem com gestos:
· Rocha: bater o pé no chão com força.
· Areia: mexer as mãos no ar, como algo que voa.
· Chuva: bater com os dedos na mesa.
· Vento: assoprar devagar.
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus bençoe a sua aula e seus alunos.