Lição 2 – O ensino sobre a salvação
TEXTO BÍBLICO:
Romanos 3.21-26.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Apontar o plano da salvação descrito pelo apóstolo Paulo na Carta aos Romanos.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre uma das temáticas mais importantes da Bíblia: a salvação. O apóstolo Paulo foi chamado pelo Senhor para escrever, conforme a sabedoria que Deus o concedeu, as doutrinas que fundamentam a fé cristã até os dias atuais. Ensinar sobre este tema é indispensável para a vida de seus alunos, haja vista a fase em que eles estão vivendo. A idade dos juniores compreende os 9 e 10 anos. É nessa etapa da vida que os seus alunos começam a ter noção dos ensinamentos bíblicos de maneira mais clara. Sendo assim, comece a mostrar não apenas as histórias bíblicas como importantes ensinamentos para a vida, mas, também, como uma responsabilidade que assumimos com Deus ao conhecê-los e o dever de praticá-los.
Quando se ensina sobre a salvação o aspecto inicial que deve ser considerado é a fé (Hb 11.1). A Palavra de Deus é enfática em dizer que sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que, de fato, recompensa os que o buscam com sincero coração (Hb 11.6). Nessa fase os seus alunos precisam compreender que o exercício da fé é o passo inicial para termos comunhão com Deus. A fé não é apenas crer por um momento, mas é permanecer crendo no Senhor independentemente das circunstâncias (Hb 10.38). Essa fé é fortalecida por meio da oração (diálogo com Deus) e estudo da Palavra de Deus. Estimular seus alunos à oração e leitura da Bíblia são exercícios que resultam no desenvolvimento espiritual (1 Tm 4.5). Dessa forma, eles se tornarão crianças dedicadas a Deus e obedientes aos pais.
O terceiro aspecto que seus alunos precisam aprender no tocante à salvação é o fato de que o Senhor Jesus morreu na cruz em nosso lugar. E por que Ele teve de fazer isso? Explique aos juniores que a morte é o resultado do pecado (Rm 6.23). Sendo assim, deveríamos pagar as consequências dos nossos pecados eternamente. Mas Deus nos ama muito e enviou o seu Filho santo e justo para pagar o preço da morte, assumindo a culpa em nosso lugar. Ao declararmos que cremos no meio definido por Deus para alcançar a salvação, recebemos o perdão de nossos pecados e somos declarados livres de toda a culpa (Rm 5.1). Desde então, somos salvos em Cristo Jesus. Tudo o que devemos fazer é permanecer em seus caminhos e não pecarmos voluntariamente. Caso contrário, podemos perder a salvação que recebemos graciosamente, mas que custou um alto preço a nosso Senhor (Hb 10.26-31).
Método sugerido:
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize com seus alunos um cartaz com as etapas do Plano da Salvação. Defina com eles quem ficará com cada etapa. Eles podem escrever o nome da etapa numa folha de papel A4 e, abaixo do título, fazer um lindo desenho. Em seguida, exponha os desenhos no quadro e explique como ocorre cada etapa do plano da salvação: arrependimento, confissão, conversão, regeneração, justificação, santificação, preservação da salvação.
Tenha uma ótima aula!