Lição 2 – O respeito às autoridades
A lição de hoje encontra-se em: Romanos 13.1-7.
Tópicos da Lição:
1. TODA A AUTORIDADE É CONSTITUÍDA POR DEUS.
2. O QUE FAZEM AS AUTORIDADES?
3. DEVEMOS HONRAR AS AUTORIDADES
Prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes, a paz do Senhor!
Nesta nova lição os seus alunos aprenderão sobre um dos princípios bíblicos essenciais para a convivência pacífica em sociedade. Trataremos acerca do respeito às autoridades que foram constituídas por Deus. É indispensável que seus alunos aprendam de forma clara que não existe autoridade que seja constituída sem a permissão de Deus (Rm 13.1). Até mesmo aquelas que não honram a Deus como o Criador Soberano e Dominador de todas as coisas, também exercem o poder pela permissão de Deus. Compreender essa verdade é fundamental para que seus alunos aprendam como se comportar diante das autoridades na sociedade. É nesse sentido que a lição mostrará também que as autoridades, embora tenham o seu papel bem definido como instituição, cumprem também um propósito divino (Rm 13.4).
O crente deve afirmar que conhece as Escrituras Sagradas, não apenas de maneira teórica como um bom estudante da Bíblia, mas, principalmente, como cumpridor dos ensinamentos bíblicos. Esse testemunho bíblico é fundamental para que sejamos conhecidos como pessoas que cumprem o seu papel social e entendem perfeitamente o que a Palavra de Deus ensina no tocante ao respeito às autoridades.
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus é categórica ao afirmar:
“Reconhecemos a legitimidade das autoridades constituídas e ensinamos nossa submissão a elas: ‘Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação […]. Portanto, é necessário que estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência’ (Rm 13.2,5); temos, porém, a Bíblia Sagrada como a nossa única regra de fé e prática. Enquanto organização civil, a igreja está submetida ao Estado, tendo como limite de tal submissão os preceitos bíblicos, de sorte que, em caso de conflito entre as normas emanadas do Estado e a Bíblia, esta prevalece sobre aquelas: ‘Mais importa obedecer a Deus do que aos homens’ (At 5.29)” (CPAD, 2017, p. 150).
Caro(a) professor(a), é fundamental que os seus alunos saibam discernir em quais situações devem sujeitar-se às autoridades e em quais devem priorizar a Palavra de Deus. Na verdade, a Palavra de Deus sempre tem prioridade, mas o Estado pode, muitas vezes, produzir leis ou regras que estimulam o pecado ou ferem os princípios bíblicos. Nesse caso, obedecer a Deus significa não se conformar com o mundo, isto é, não assumir a mesma forma ou posicionamento deste mundo (Rm 12.1,2).
Para fixar os ensinamentos apresentados nesta lição, converse com seus alunos a respeito de como as leis são pensadas e elaboradas. Explique as leis federais, por exemplo, são discutidas na câmara dos deputados federais e no senado. Depois que os projetos de leis são conversados, prontamente, são votados. Depois de aprovados, passam também pela confirmação do presidente. Por fim, é definida uma data para entrar em vigor e todos devem cumprir o que está registrado na lei. Explique que no caso da Palavra de Deus não é assim que ocorre. Deus estabeleceu a sua Palavra (por volta de 1500 anos) por meio de diversos homens (40 homens) que, inspirados pelo Espírito, registraram as Escrituras Sagradas de modo infalível, inerrante e inspirado. Dessa forma, os ensinamentos da Bíblia Sagrada devem ser aprendidos, refletidos e praticados por meio de um estilo de vida que honre a Deus.
Tenha uma excelente aula!