Lição 02 – Os Diferentes Tipos de Amor
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. AMOR – EROS
2. AMOR – PHILEÕ
3. AMOR – ÁGAPE
4. AS DIMENSÕES DO ÁGAPE
OBJETIVOS:
COMPREENDER os três tipos de amor;
ANALISAR as diferenças entre os tipos de amor;
ENTENDER as três dimensões do amor ágape.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
É uma grande alegria o encontrar lendo essas linhas, buscando melhorar ainda mais o seu serviço ao Senhor no ministério de ensino da sua Palavra. Estamos certos de que a recompensa por seu zelo e empenho virá dEle e oramos para que esse tema tão relevante seja de grande edificação para você e sua classe.
Na próxima aula, vamos nos aprofundar no conceito de amor, tão profundo e amplo que na língua original da escrita do Novo Testamento, o grego, há quatro palavras para se referir a amor: Eros, Philéo, Ágape e Storge.
Emprenhe-se em ler e aplicar todas as sugestões didáticas e subsídios teológicos em sua revista, pois visam ajudá-lo(a) a atingir os objetivos propostos, além de abençoar você e seus juvenis.
Abaixo, para facilitar sua memorização, destacamos um trecho do comentário bíblico do Pr. Elinaldo Renovato na revista Lições Bíblicas da CPAD sobre o tema:
1. O amor chamado ágape (ἀγάπη): É o tipo de amor mais sublime, e o mais encontrado na Bíblia. Este amor sempre se refere ao relacionamento entre Deus e o homem (Jo 3.16; 13.1,23; 15.9), e também do homem para com Deus
(Mt 22.37; Lc 11.42; Jo 5.42; Rm 5.5). Este amor, no entanto, é tão elevado que “Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). É o amor capaz de amar o próprio inimigo: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mt 5.44).
2. O amor chamado phileo (φίλος, φιλία, φιλέω): É o amor fraternal. Altruísta, comunitário, interessado no bem-estar dos outros, contrário ao egoísmo. Tem o significado de “terno afeto de coração”; “afetividade”; “gostar de verdade”. Há muitas menções dele no Novo Testamento. Desse termo vêm palavras nossas como filantropia (amor ao próximo); filosofia (apreço ao conhecimento), etc.
3. O amor chamado storge (στοργή): É o amor mais relacionado à família (Rm 12.10). O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 e 2Tm 3.3.
4. O amor chamado eros (ἔρως): Origem dos termos erógeno, erotismo, eromania. Não é mencionado na Bíblia, a não ser seus exemplos. É o “amor” tipo paixão, erótico, sensual, sexual. Hoje, o erotismo vem avassalando a mente de muitas pessoas no mundo. A indústria pornográfica obtém, através do cinema, do vídeo e da mídia em geral, lucro fabuloso à custa da exploração do sexo. Até mesmo muitos cristãos perderam sua santidade, sendo agora escravos do pecado, por se deixarem avassalar pelo Eros.
Ao final da aula, ore junto aos seus alunos e proponha o comprometimento de nos aprofundarmos no amor divino e em sua poderosa manifestação, não apenas em teoria e conceito, como também em vivência e ações.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!