Lição 4 – A oferta verdadeira
TEXTO BÍBLICO:
2 Coríntios 9.6-11.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Ressaltar a importância da oferta como contribuição financeira para o crescimento da Obra de Deus.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, veremos que a contribuição financeira para a igreja tem um peso espiritual significativo. Há muitas pessoas que não compreendem a dimensão do trabalho que requer o funcionamento de uma igreja. São muitas demandas para serem atendidas desde as contas para manutenção e funcionamento até o sustento de missionários no campo. Além dessas demandas, temos também o investimento no departamento de ensino da igreja com a compra de materiais pedagógicos, bem como a aquisição dos materiais didáticos que serão utilizados pelos alunos na Escola Dominical. Para atender todas essas necessidades a igreja não recebe a ajuda do governo e, por isso, conta com o compromisso de seus membros na entrega dos dízimos e das ofertas (2 Co 9.5-11).
Nesse sentido, a contribuição financeira não se trata de entregar dinheiro à igreja, e sim de servir ao Senhor com os recursos financeiros que Ele mesmo nos concedeu para manutenção e funcionamento da Obra de Deus (Pv 11.24). Logo, quando ofertamos e entregamos o dízimo estamos cumprindo com a nossa responsabilidade para com a pregação do Evangelho. Manter a igreja em funcionamento pode parecer desafiador, mas, certamente receberemos a recompensa por sermos zelosos para com a Obra de Deus. Por esse motivo, professor(a), não deixe de enfatizar a importância da contribuição das crianças para a Casa de Deus. Ensine-as desde pequenas sobre o valor da oferta. Mostre que a nossa contribuição deve ter a intenção de ajudar a Obra de Deus com alegria e não por obrigação. Ressalte que Deus recompensa quem ama a sua Obra e deseja ajudar em seu funcionamento por diversos meios, inclusive, pelo financeiro.
Método sugerido:
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, entregue uma folha de papel sulfite A4 para cada aluno, tesoura sem ponta e cola. A tarefa é produzir envelopes para entrega da oferta e do dízimo na Casa de Deus. Ajude os alunos a recortarem a folha de papel ao meio e produzirem dois envelopes. No primeiro, oriente-os a escrever “oferta de amor”, e no segundo, escrever “dízimo”. Ao final, convide os alunos a depositarem qualquer valor nos envelopes no intensão de incentivá-los a contribuir com a Casa de Deus. Com a autorização do pastor da igreja, conte com a ajuda dos demais membros para cumprir essa atividade. Os alunos que não tiverem qualquer valor podem pedir uma pequena ajuda aos irmãos das classes de jovens e adultos. Não se esqueça de explicar aos membros da igreja a finalidade da solicitação. Que Deus abençoe esse momento exemplar!
Ótima aula!