Lição 8 – O Amor Não é Egoísta
1. SOBRE O EGOÍSMO
2. MALES DO EGOÍSMO
3. ÚLTIMOS TEMPOS
4. LUTE CONTRA O EGOÍSMO
OBJETIVOS:
FALAR sobre o egoísmo e seus males;
REFLETIR sobre como está o amor nestes últimos tempos;
ESTILMULAR a batalha pessoal contra o egoísmo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Esperamos que esteja bem. Alegramo-nos por encontrá-lo(a) nessa leitura. Isso demonstra seu comprometimento com Deus e com o chamado de ensinar a sua Palavra. Além disso, o seu serviço ao Senhor e aos Juvenis – seus irmãos e alguns também “filhos na fé” –, é um ótimo exemplo, um antídoto contra uma terrível obra da carne, sobre a qual falaremos na próxima aula: o egoísmo.
Empenhe-se no estudo de sua revista, pois cada subsídio teológico e dinâmica sugerida cooperam para atingir os importantes objetivos propostos nessa lição. O egoísmo está presente em todas as mazelas sociais a nossa volta. Infelizmente, também tem causado grandes dissenções e males à Igreja, entre o povo de Deus. Por isso, oremos para que o Espírito Santo use a sua vida e sua aula para combater esse mal.
Destacamos aqui na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, a Palavra a ser lida em classe, para que você também compartilhe a fim de ampliar o entendimento dos Juvenis sobre o tema: “Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”. (Filipenses 2.1-4 – NTLH).
Um dos principais alvos com esse estudo é conscientizar sobre o poder destrutivo do egoísmo, tanto de forma individual quanto coletiva. Assim, motivar seus juvenis a se empenharem contra essa obra da carne, por meio da busca do
Espírito Santo. Sob essa perspectiva, além de todo conteúdo presente em sua revista, deixamos aqui um subsídio extra para contribuir com essa reflexão, extraído da obra “Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal”, da CPAD.
“Não cumprireis a concupiscência da carne
Quando nos tornamos crentes, a nossa natureza pecadora continua existindo. Mas Deus nos pede que coloquemos a nossa natureza pecadora sob o controle do Espírito Santo de modo que Ele possa transformá-la. Este é um processo sobrenatural. Nunca devemos subestimar o poder da nossa natureza pecadora, e nunca devemos tentar combatê-la com as nossas próprias forças. Satanás é um tentador ardiloso, e nós temos uma capacidade ilimitada de inventar desculpas. Em lugar de tentar superar o pecado com a nossa própria força de vontade, devemos aproveitar o tremendo poder de Cristo. Deus permite a vitória sobre a nossa natureza pecadora — Ele envia o Espírito Santo para residir em nós e nos capacitar. Mas a nossa capacidade de resistir aos desejos da natureza pecadora irá depender do quanto estamos dispostos a ‘viver de acordo’ com o Espírito Santo. Para cada crente, este processo diário requer decisões constantes” (Comentário do Novo Testamento: Aplicação pessoal. Volume 2. RJ: CPAD, 2010, p.294).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
